sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica atentados em zonas controladas pelas forças curdas na Síria

© Reuters

O grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje dois atentados em zonas controladas pelas forças curdas no nordeste da Síria, informa a agência noticiosa Amaq, vinculada aos extremistas.

"Uma operação de martírio com um carro armadilhado no bairro de Masaken na cidade de Al Hasaka causou a morte e feriu cerca de quinze seguidores das unidades curdas", escreve a Amaq, citada pela agência EFE.

Numa outra nota, a agência ligada aos extremistas refere que há sete mortos e feridos das forças curdas na localidade de Al Qameshli, controlada pelos curdos e no nordeste sírio.

Segundo a televisão oficial síria, pelo menos oito pessoas morreram quando uma motocicleta bomba explodiu no centro de Al Hasaka.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou que este ataque foi cometido com uma motocicleta carregada de explosivos e acrescentou que ocorreu na rotunda de Marshu, onde, segundo a mesma fonte, cinco pessoas morreram, entre as quais três membros das "Asayish", forças de segurança curdas.

O diretor do Observatório, Rami Abderrahman, explicou à Efe que este ataque ocorreu numa zona controlada pelos curdos em Al Hasaka, cidade que está dividida entre bairros dominados pelo regime e outros controlados pelas autoridades curdas.

Uma outra explosão em Al Qameshli, na província de Al Hasaka, só provocou danos materiais, acrescentou o Observatório.

Além destas explosões em zonas dominadas pelos curdos, também houve hoje ataques em áreas controladas pelo Governo sírio, como Tartus, Homs e nos arredores de Damasco.

Estas últimas explosões, que fizeram mais de 30 mortos, não foram reivindicadas até ao momento.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".