sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica atentados em zonas controladas pelas forças curdas na Síria

© Reuters

O grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje dois atentados em zonas controladas pelas forças curdas no nordeste da Síria, informa a agência noticiosa Amaq, vinculada aos extremistas.

"Uma operação de martírio com um carro armadilhado no bairro de Masaken na cidade de Al Hasaka causou a morte e feriu cerca de quinze seguidores das unidades curdas", escreve a Amaq, citada pela agência EFE.

Numa outra nota, a agência ligada aos extremistas refere que há sete mortos e feridos das forças curdas na localidade de Al Qameshli, controlada pelos curdos e no nordeste sírio.

Segundo a televisão oficial síria, pelo menos oito pessoas morreram quando uma motocicleta bomba explodiu no centro de Al Hasaka.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou que este ataque foi cometido com uma motocicleta carregada de explosivos e acrescentou que ocorreu na rotunda de Marshu, onde, segundo a mesma fonte, cinco pessoas morreram, entre as quais três membros das "Asayish", forças de segurança curdas.

O diretor do Observatório, Rami Abderrahman, explicou à Efe que este ataque ocorreu numa zona controlada pelos curdos em Al Hasaka, cidade que está dividida entre bairros dominados pelo regime e outros controlados pelas autoridades curdas.

Uma outra explosão em Al Qameshli, na província de Al Hasaka, só provocou danos materiais, acrescentou o Observatório.

Além destas explosões em zonas dominadas pelos curdos, também houve hoje ataques em áreas controladas pelo Governo sírio, como Tartus, Homs e nos arredores de Damasco.

Estas últimas explosões, que fizeram mais de 30 mortos, não foram reivindicadas até ao momento.

Lusa

  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Diogo Piçarra canta Xutos & Pontapés no Rock in Rio
    1:24

    Festivais 2018

    Diogo Piçarra atuou este sábado no Rock in Rio Lisboa pela primeira vez. Perto do final do concerto, o músico convidou o público para cantar "Homem do Leme", dos Xutos & Pontapés. Foi a primeira vez que o compositor algarvio deu um espetáculo no Rock in Rio.

  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28