sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica atentados em zonas controladas pelas forças curdas na Síria

© Reuters

O grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI) reivindicou hoje dois atentados em zonas controladas pelas forças curdas no nordeste da Síria, informa a agência noticiosa Amaq, vinculada aos extremistas.

"Uma operação de martírio com um carro armadilhado no bairro de Masaken na cidade de Al Hasaka causou a morte e feriu cerca de quinze seguidores das unidades curdas", escreve a Amaq, citada pela agência EFE.

Numa outra nota, a agência ligada aos extremistas refere que há sete mortos e feridos das forças curdas na localidade de Al Qameshli, controlada pelos curdos e no nordeste sírio.

Segundo a televisão oficial síria, pelo menos oito pessoas morreram quando uma motocicleta bomba explodiu no centro de Al Hasaka.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou que este ataque foi cometido com uma motocicleta carregada de explosivos e acrescentou que ocorreu na rotunda de Marshu, onde, segundo a mesma fonte, cinco pessoas morreram, entre as quais três membros das "Asayish", forças de segurança curdas.

O diretor do Observatório, Rami Abderrahman, explicou à Efe que este ataque ocorreu numa zona controlada pelos curdos em Al Hasaka, cidade que está dividida entre bairros dominados pelo regime e outros controlados pelas autoridades curdas.

Uma outra explosão em Al Qameshli, na província de Al Hasaka, só provocou danos materiais, acrescentou o Observatório.

Além destas explosões em zonas dominadas pelos curdos, também houve hoje ataques em áreas controladas pelo Governo sírio, como Tartus, Homs e nos arredores de Damasco.

Estas últimas explosões, que fizeram mais de 30 mortos, não foram reivindicadas até ao momento.

Lusa

  • A proposta dos partidos para a redução da dívida
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à UE e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido perdão da dívida como os partidos da esquerda chegaram a defender.

  • Ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo Ministério Público
    1:54
  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.