sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia espanhola detém dois suspeitos de ligações ao Daesh

Um marroquino que terá tentado viajar para a Síria para se juntar ao Daesh e um outro que o ajudou foram detidos pela polícia em Valladolid e Murcia, anunciou hoje o Ministério do Interior espanhol.

Um dos homens detidos na sequência de uma operação policial tinha decidido integrar as fileiras de combatentes do Daesh (acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico) na Síria, acedendo aos conteúdos propagandísticos e ideológicos que o movimento extremista difunde "através do seu potente aparelho de publicidade e comunicação" através da Internet.

Segundo a nota do Ministério do Interior espanhol, esse detido "passou pelas fases de compromisso com o ideário terrorista, doutrinamento e recrutamento e, posteriormente, acedeu à fase seguinte, que era a sua integração no Daesh".

Para o efeito, refere a mesma nota oficial, "deslocou-se até à fronteira da Síria, onde devia contactar um membro da organização que o levaria para a zona de conflito para o treinar no manuseamento de armas e explosivos e fá-lo-ia depois regressar à Europa com o objetivo de praticar atos terroristas".

Contudo, a polícia turca deteve-o na fronteira e, "uma vez em liberdade, voltou a Espanha, onde continuou com o seu firme propósito de se integrar como combatente nas fileiras da organização", explica o mesmo comunicado.

O segundo detido foi "a pessoa de confiança que o ajudou nos preparativos para viajar para a zona de conflito e o protegeu após a sua detenção e regresso a Espanha", segundo o ministério.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.