sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Combatentes curdos participam na ofensiva iraquiana contra Mossul

Milhares de combatentes curdos (peshmerga) estão a tomar posições em localidades no leste de Mossul enquadrados na operação militar iraquiana contra o grupo radical Daesh, que controla a região.

"Em Khazir, a operação conta com a participação de mais de quatro mil peshmerga, que tentam, a partir de três frentes, expulsar o Daesh das povoações", disse o general que comanda as forças curdas através de um comunicado.

A ofensiva contra Mossul é coordenada pelas forças iraquianas, apoiadas pelos aviões de combate da coligação liderada pelos Estados Unidos e que foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi.

Segundo os comandantes curdos, a missão dos peshmerga, que decorre neste momento, faz parte da terceira fase de uma operação lançada "há meses" e que tentou reconquistar as povoações da planície de Nineveh tomadas pelo Daesh em 2014 e que afetaram sobretudo as comunidades cristãs e kakai.

Lusa

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08