sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Combatentes curdos participam na ofensiva iraquiana contra Mossul

Milhares de combatentes curdos (peshmerga) estão a tomar posições em localidades no leste de Mossul enquadrados na operação militar iraquiana contra o grupo radical Daesh, que controla a região.

"Em Khazir, a operação conta com a participação de mais de quatro mil peshmerga, que tentam, a partir de três frentes, expulsar o Daesh das povoações", disse o general que comanda as forças curdas através de um comunicado.

A ofensiva contra Mossul é coordenada pelas forças iraquianas, apoiadas pelos aviões de combate da coligação liderada pelos Estados Unidos e que foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi.

Segundo os comandantes curdos, a missão dos peshmerga, que decorre neste momento, faz parte da terceira fase de uma operação lançada "há meses" e que tentou reconquistar as povoações da planície de Nineveh tomadas pelo Daesh em 2014 e que afetaram sobretudo as comunidades cristãs e kakai.

Lusa

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35