sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Combatentes curdos participam na ofensiva iraquiana contra Mossul

Milhares de combatentes curdos (peshmerga) estão a tomar posições em localidades no leste de Mossul enquadrados na operação militar iraquiana contra o grupo radical Daesh, que controla a região.

"Em Khazir, a operação conta com a participação de mais de quatro mil peshmerga, que tentam, a partir de três frentes, expulsar o Daesh das povoações", disse o general que comanda as forças curdas através de um comunicado.

A ofensiva contra Mossul é coordenada pelas forças iraquianas, apoiadas pelos aviões de combate da coligação liderada pelos Estados Unidos e que foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi.

Segundo os comandantes curdos, a missão dos peshmerga, que decorre neste momento, faz parte da terceira fase de uma operação lançada "há meses" e que tentou reconquistar as povoações da planície de Nineveh tomadas pelo Daesh em 2014 e que afetaram sobretudo as comunidades cristãs e kakai.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.