sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Líder do Daesh "está vivo" e continua a liderar o grupo

O porta-voz do Pentágono disse hoje que o líder do autoproclamado Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghadi, "está vivo" e continua a liderar o grupo extremista, apesar de os Estados Unidos "fazerem tudo" para o localizar e eliminar.

"Pensamos que Baghdadi está vivo e que continua a dirigir o grupo Estado Islâmico", disse Peter Cook numa entrevista à cadeia de televisão CNN, acrescentando: "Estamos a fazer tudo o que podemos para o localizar e eliminar. É algo a que consagramos muito tempo e aproveitaremos qualquer ocasião para lhe infligir a pena que merece".

Abu Bakr al-Baghdadi sempre agiu com grande discrição, contrariamente ao grupo que dirige, que multiplica as mensagens e vídeos de propaganda na Internet.

A sua cara apareceu apenas num vídeo do Estado Islâmico desde a proclamação do "califado" no Iraque e na Síria, em junho de 2014, vídeo que foi filmado em Mossul, bastião 'jihadista' no norte do Iraque.

No mês passado, Baghdadi divulgou uma mensagem áudio a apelar aos seus seguidores para defenderem Mossul, alvo de uma ofensiva do exército iraquiano desde outubro.

A sua morte foi anunciada por diferentes fontes várias vezes, mas sempre impossível de confirmar.

Responsáveis norte-americanos têm recusado fazer comentários sobre o paradeiro ou estado de saúde de Baghdadi, mas o porta-voz disse hoje estar convencido de que o "califa" está isolado, devido às pesadas baixas sofridas pelo grupo em consequência dos ataques da coligação internacional anti-'jihadista'.

"Ele tem dificuldade em encontrar conselheiros e confidentes com quem falar, porque muitos deles já não estão entre nós", disse.

A administração norte-americana subiu de 10 para 25 milhões de dólares a recompensa por informações que levem à captura do líder do Estado Islâmico.

A CNN noticiou na quinta-feira, citando um responsável norte-americano não identificado, que os Estados Unidos receberam "nas últimas semanas" informações sobre "movimentos" de Abu Bakr Al-Baghdadi.

A fonte não deu no entanto qualquer pormenor, nomeadamente sobre se as informações são relativas ao Iraque ou a Síria.

Segundo documentos oficiais iraquianos, Baghdadi nasceu em Samarra em 1971 e ter-se-á juntado à resistência que se formou depois da invasão liderada pelos EUA em 2003, tendo chegado a estar detido numa prisão norte-americana no Iraque.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.