sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh reivindica atentados de segunda-feira no Sinai

© Amir Cohen / Reuters

O Daesh reivindicou esta terça-feira dois atentados perpetrados na segunda-feira contra a polícia na península do Sinai, leste do Egito, que, segundo o Ministério do Interior, mataram oito agentes e um civil.

A agência Amaq, ligada ao grupo 'jihadista', escreveu hoje que os ataques foram perpetrados por "combatentes" do Estado Islâmico e avançou um balanço de 25 agentes da polícia mortos.

Os ataques visaram dois postos de controlo da polícia nos arredores da cidade de Al-Arish, maior cidade da província do Sinai do Norte, onde são frequentes os atentados contra as forças de segurança.

No primeiro ataque, um automóvel armadilhado explodiu perto de um posto de controlo policial e, em seguida, homens armados com espingardas e granadas dispararam sobre os agentes que tinham sobrevivido à explosão.

Segundo o Ministério do Interior, o ataque foi lançado por cerca de 20 homens, cinco dos quais morreram nos confrontos.

Um segundo ataque, perpetrado por homens armados que dispararam contra uma barreira policial a sul de Al-Arish, resultou na morte de um polícia.

Os atentados contra as forças policiais e militares egípcias são frequentes no Sinai, sobretudo desde a deposição pelo exército do presidente islamita Mohamed Morsi, em julho de 2013.

Na região operam vários grupos 'jihadistas'.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC