sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Trump diz que operação contra o Daesh está "a progredir"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que a operação contra o grupo radical Estado Islâmico (EI) está "a progredir", num encontro com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, na Casa Branca.

No encontro do 14.º aniversário da invasão dos Estados Unidos, Trump questionou se os Estados Unidos deveriam ter retirado as tropas do Iraque.

"Não deveríamos ter saído. Iremos encontrar uma solução, quero dizer que temos de nos livrar do DAESH, no acrónimo em árabe", afirmou, depois de anteriormente ter apoiado a saída.

As autoridades iraquianas lançaram um ofensiva em outubro para retomar o norte da cidade de Mosul das mãos do grupo EI com o apoio de ataques aéreos da coligação liderada pelos Estados Unidos.

Lusa

  • Correspondente da SIC esteve na frente de combate em Mossul
    5:34

    Mundo

    O primeiro-ministro do Iraque diz que a libertação de Mossul, a segunda cidade mais importante do país, é apenas uma questão de dias. Contudo, os militares no terreno não estão tão certos disso. O correspondente da SIC no Médio Oriente Henrique Cymerman esteve nos últimos dias na frente de combate, onde a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos da América tenta reconquistar o que ainda está nas mãos Daesh.

  • Polícias iraquianos capturados pelo Daesh
    1:35

    Daesh

    Os confrontos entre as forças iraquianas e o Daesh para reconquistar Mossul estão a subir de tom. O grupo terrorista capturou esta segunda-feira nove polícias iraquianos durante a batalha que já dura há quase um ano e meio.

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43