sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Trump diz que operação contra o Daesh está "a progredir"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que a operação contra o grupo radical Estado Islâmico (EI) está "a progredir", num encontro com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, na Casa Branca.

No encontro do 14.º aniversário da invasão dos Estados Unidos, Trump questionou se os Estados Unidos deveriam ter retirado as tropas do Iraque.

"Não deveríamos ter saído. Iremos encontrar uma solução, quero dizer que temos de nos livrar do DAESH, no acrónimo em árabe", afirmou, depois de anteriormente ter apoiado a saída.

As autoridades iraquianas lançaram um ofensiva em outubro para retomar o norte da cidade de Mosul das mãos do grupo EI com o apoio de ataques aéreos da coligação liderada pelos Estados Unidos.

Lusa

  • Correspondente da SIC esteve na frente de combate em Mossul
    5:34

    Mundo

    O primeiro-ministro do Iraque diz que a libertação de Mossul, a segunda cidade mais importante do país, é apenas uma questão de dias. Contudo, os militares no terreno não estão tão certos disso. O correspondente da SIC no Médio Oriente Henrique Cymerman esteve nos últimos dias na frente de combate, onde a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos da América tenta reconquistar o que ainda está nas mãos Daesh.

  • Polícias iraquianos capturados pelo Daesh
    1:35

    Daesh

    Os confrontos entre as forças iraquianas e o Daesh para reconquistar Mossul estão a subir de tom. O grupo terrorista capturou esta segunda-feira nove polícias iraquianos durante a batalha que já dura há quase um ano e meio.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.