sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh apela a ataques na Europa durante o Ramadão

(arquivo)

© Stringer . / Reuters

O grupo extremista Daesh está a apelar aos seus apoiantes para que realizem ataques na Europa durante o sagrado mês do Ramadão, que já começou há duas semanas.

Em gravação áudio divulgada hoje, o porta-voz do Daesh Abu al-Hassan al-Muhajer elogiou os ataques feitos na semana passada na capital iraniana, dizendo que o país está "mais fraco que uma teia de aranha" e apelou à realização de mais ataques.

Al-Muhajer instou também à realização de ataques nos EUA, na Federação Russa e na Austrália, dizendo que "o céu é alcançado sob a sombra das espadas".

O grupo já apelou à realização de ataques durante o Ramadão em outros anos.

Este ano, o Daesh reivindicou os ataques realizados no Reino Unido, Egito, Irão e Filipinas, que provocaram a morte a dezenas de pessoas e ferimentos a centenas de outras.

Lusa

  • Milhares de civis continuam a abandonar Raqqa
    1:10

    Daesh

    Milhares de civis continuam a abandonar Raqqa, o último reduto do Daesh na Síria. Os combates terrestres começaram há uma semana, com o apoio aéreo dos Estados Unidos da América. O ataque a Raqqa acontece em simultâneo com a ofensiva em Mossul, no Iraque.

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28