sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh apela a ataques na Europa durante o Ramadão

(arquivo)

© Stringer . / Reuters

O grupo extremista Daesh está a apelar aos seus apoiantes para que realizem ataques na Europa durante o sagrado mês do Ramadão, que já começou há duas semanas.

Em gravação áudio divulgada hoje, o porta-voz do Daesh Abu al-Hassan al-Muhajer elogiou os ataques feitos na semana passada na capital iraniana, dizendo que o país está "mais fraco que uma teia de aranha" e apelou à realização de mais ataques.

Al-Muhajer instou também à realização de ataques nos EUA, na Federação Russa e na Austrália, dizendo que "o céu é alcançado sob a sombra das espadas".

O grupo já apelou à realização de ataques durante o Ramadão em outros anos.

Este ano, o Daesh reivindicou os ataques realizados no Reino Unido, Egito, Irão e Filipinas, que provocaram a morte a dezenas de pessoas e ferimentos a centenas de outras.

Lusa

  • Milhares de civis continuam a abandonar Raqqa
    1:10

    Daesh

    Milhares de civis continuam a abandonar Raqqa, o último reduto do Daesh na Síria. Os combates terrestres começaram há uma semana, com o apoio aéreo dos Estados Unidos da América. O ataque a Raqqa acontece em simultâneo com a ofensiva em Mossul, no Iraque.

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC