sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Rajoy aceita condições dos Ciudadanos e pede data de investidura

© Javier Barbancho / Reuters

O presidente do governo espanhol em funções, Mariano Rajoy, aceitou as condições impostas pelo partido Ciudadanos e vai falar com a presidente do Congresso, Ana Pastor, para que esta quinta-feira mesmo defina uma data para a investidura.

A informação foi avançada pelo líder do partido de centro-direita, Albert Rivera, em conferência de imprensa após o final da reunião com Rajoy no Congresso, durante a qual indicou que os porta-vozes do Partido Popular (PP, direita) e do Ciudadanos (centro-direita) assinaram o pacto anticorrupção para desbloquear a situação política, o qual contempla as seis medidas apresentadas por Rivera para o início das negociações para a investidura.

O líder do Ciudadanos assinalou que Rajoy vai pedir à presidente do Congresso que defina hoje uma data para a sessão de investidura.

"Hoje demos um passo que qualificá-lo-ia de decisivo para formar governo e para que não se repitam eleições", afirmou, por seu turno, Rajoy, manifestando abertura relativamente à data da investidura que Ana Pastor considere "oportuna e conveniente".

Após afirmar que as equipas negociadoras do PP e dos Ciudadanos para iniciar as conversações com vista à investidura vão ser nomeadas já na sexta-feira, o líder do PP insistiu: "Hoje estou na disposição de ir à sessão de investidura".

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.