sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Rajoy aceita condições dos Ciudadanos e pede data de investidura

© Javier Barbancho / Reuters

O presidente do governo espanhol em funções, Mariano Rajoy, aceitou as condições impostas pelo partido Ciudadanos e vai falar com a presidente do Congresso, Ana Pastor, para que esta quinta-feira mesmo defina uma data para a investidura.

A informação foi avançada pelo líder do partido de centro-direita, Albert Rivera, em conferência de imprensa após o final da reunião com Rajoy no Congresso, durante a qual indicou que os porta-vozes do Partido Popular (PP, direita) e do Ciudadanos (centro-direita) assinaram o pacto anticorrupção para desbloquear a situação política, o qual contempla as seis medidas apresentadas por Rivera para o início das negociações para a investidura.

O líder do Ciudadanos assinalou que Rajoy vai pedir à presidente do Congresso que defina hoje uma data para a sessão de investidura.

"Hoje demos um passo que qualificá-lo-ia de decisivo para formar governo e para que não se repitam eleições", afirmou, por seu turno, Rajoy, manifestando abertura relativamente à data da investidura que Ana Pastor considere "oportuna e conveniente".

Após afirmar que as equipas negociadoras do PP e dos Ciudadanos para iniciar as conversações com vista à investidura vão ser nomeadas já na sexta-feira, o líder do PP insistiu: "Hoje estou na disposição de ir à sessão de investidura".

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.