sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Semana decisiva em Espanha

© Juan Medina / Reuters

O debate da investidura de Mariano Rajoy começou esta terça-feira, em Espanha. A abertura da sessão cabe ao atual Presidente do Governo interino, com um discurso no qual vai defender o programa de Governo do PP.

Rajoy chega ao Parlamento com a garantia do voto favorável de 32 deputados do Ciudadanos e da deputada nacionalista das Ilhas Canárias. Soma assim 170 votos, menos seis do que precisa para obter a maioria absoluta e revalidar o mandato.

O líder dos populares tem insistido na negociação com o PSOE. Contudo, o encontro de segunda-feira com Pedro Sanches, voltou a resultar na decisão dos socialistas de se oporem à investidura de Rajoy.

A confirmarem-se estes votos contra, os populares devem mesmo falhar a tentativa de formar Governo, levando assim o país a votos pela terceira vez num ano.

A primeira votação terá lugar esta quarta-feira, depois dos discursos de todos os partidos.

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.