sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Semana decisiva em Espanha

© Juan Medina / Reuters

O debate da investidura de Mariano Rajoy começou esta terça-feira, em Espanha. A abertura da sessão cabe ao atual Presidente do Governo interino, com um discurso no qual vai defender o programa de Governo do PP.

Rajoy chega ao Parlamento com a garantia do voto favorável de 32 deputados do Ciudadanos e da deputada nacionalista das Ilhas Canárias. Soma assim 170 votos, menos seis do que precisa para obter a maioria absoluta e revalidar o mandato.

O líder dos populares tem insistido na negociação com o PSOE. Contudo, o encontro de segunda-feira com Pedro Sanches, voltou a resultar na decisão dos socialistas de se oporem à investidura de Rajoy.

A confirmarem-se estes votos contra, os populares devem mesmo falhar a tentativa de formar Governo, levando assim o país a votos pela terceira vez num ano.

A primeira votação terá lugar esta quarta-feira, depois dos discursos de todos os partidos.

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.