sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

PP e PSOE concordam que novas eleições não devem ser no dia de Natal

Em Espanha, o Governo chegou a acordo com o principal partido da oposição, que concordaram em que se houver novas eleições, não vão ser realizadas no dia de Natal.

A ideia foi lançada pelo Partido Popular e imediatamente subscrita pelo executivo de Mariano Rajoy. O chefe do Governo espanhol tentou depois chegar a um entendimento com o líder do PSOE Pedro Sánchez.

Os dois maiores partidos devem agora chegar a um consenso, para encurtar a campanha eleitoral, de duas para uma semana. A concretizar-se, as as eleições podem ser a 18 de Dezembro, o que terá no entanto um custo, avaliado em mais de 100 milhões de euros.

Esta sexta-feira, o parlamento de Madrid voltou mais uma vez a rejeitar o nome de Mariano Rajoy.

  • PSOE vai chumbar novamente a formação de novo Governo
    1:33

    Eleições em Espanha

    O PSOE vai chumbar uma vez mais a formação do novo Governo, levando novamente o país a eleições. Os principais partidos da oposição anunciaram um voto contra o Executivo de Mariano Rajoy, durante esta quarta-feira no Parlamento. Há quase 10 meses que o país está sem Governo, mas ainda assim a economia espanhola é uma das que mais cresce.

  • Rajoy não conseguiu reunir votos suficientes para formar novo governo
    2:03

    Eleições em Espanha

    No debate parlamentar realizado esta terça-feira, o PP não conseguiu reunir um número mínimo de votos para formar novo governo e vai falhar a investidura como presidente do governo espanhol. Mariano Rajoy precisava de 176 votos favoráveis, conseguindo apenas reunir 170 com os Ciudadanos e a Coligação Canária. Uma segunda votação na próxima sexta-feira é a última hipótese, mas o cenário previsto é a repetição de novas eleições, as terceiras no espaço de um ano.

  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28
  • Euforia e preocupação no Santiago de Bernabéu
    3:02
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49