sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

PP e PSOE concordam que novas eleições não devem ser no dia de Natal

Em Espanha, o Governo chegou a acordo com o principal partido da oposição, que concordaram em que se houver novas eleições, não vão ser realizadas no dia de Natal.

A ideia foi lançada pelo Partido Popular e imediatamente subscrita pelo executivo de Mariano Rajoy. O chefe do Governo espanhol tentou depois chegar a um entendimento com o líder do PSOE Pedro Sánchez.

Os dois maiores partidos devem agora chegar a um consenso, para encurtar a campanha eleitoral, de duas para uma semana. A concretizar-se, as as eleições podem ser a 18 de Dezembro, o que terá no entanto um custo, avaliado em mais de 100 milhões de euros.

Esta sexta-feira, o parlamento de Madrid voltou mais uma vez a rejeitar o nome de Mariano Rajoy.

  • PSOE vai chumbar novamente a formação de novo Governo
    1:33

    Eleições em Espanha

    O PSOE vai chumbar uma vez mais a formação do novo Governo, levando novamente o país a eleições. Os principais partidos da oposição anunciaram um voto contra o Executivo de Mariano Rajoy, durante esta quarta-feira no Parlamento. Há quase 10 meses que o país está sem Governo, mas ainda assim a economia espanhola é uma das que mais cresce.

  • Rajoy não conseguiu reunir votos suficientes para formar novo governo
    2:03

    Eleições em Espanha

    No debate parlamentar realizado esta terça-feira, o PP não conseguiu reunir um número mínimo de votos para formar novo governo e vai falhar a investidura como presidente do governo espanhol. Mariano Rajoy precisava de 176 votos favoráveis, conseguindo apenas reunir 170 com os Ciudadanos e a Coligação Canária. Uma segunda votação na próxima sexta-feira é a última hipótese, mas o cenário previsto é a repetição de novas eleições, as terceiras no espaço de um ano.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim