sicnot

Perfil

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

Eleições em Espanha

PP e PSOE concordam que novas eleições não devem ser no dia de Natal

Em Espanha, o Governo chegou a acordo com o principal partido da oposição, que concordaram em que se houver novas eleições, não vão ser realizadas no dia de Natal.

A ideia foi lançada pelo Partido Popular e imediatamente subscrita pelo executivo de Mariano Rajoy. O chefe do Governo espanhol tentou depois chegar a um entendimento com o líder do PSOE Pedro Sánchez.

Os dois maiores partidos devem agora chegar a um consenso, para encurtar a campanha eleitoral, de duas para uma semana. A concretizar-se, as as eleições podem ser a 18 de Dezembro, o que terá no entanto um custo, avaliado em mais de 100 milhões de euros.

Esta sexta-feira, o parlamento de Madrid voltou mais uma vez a rejeitar o nome de Mariano Rajoy.

  • PSOE vai chumbar novamente a formação de novo Governo
    1:33

    Eleições em Espanha

    O PSOE vai chumbar uma vez mais a formação do novo Governo, levando novamente o país a eleições. Os principais partidos da oposição anunciaram um voto contra o Executivo de Mariano Rajoy, durante esta quarta-feira no Parlamento. Há quase 10 meses que o país está sem Governo, mas ainda assim a economia espanhola é uma das que mais cresce.

  • Rajoy não conseguiu reunir votos suficientes para formar novo governo
    2:03

    Eleições em Espanha

    No debate parlamentar realizado esta terça-feira, o PP não conseguiu reunir um número mínimo de votos para formar novo governo e vai falhar a investidura como presidente do governo espanhol. Mariano Rajoy precisava de 176 votos favoráveis, conseguindo apenas reunir 170 com os Ciudadanos e a Coligação Canária. Uma segunda votação na próxima sexta-feira é a última hipótese, mas o cenário previsto é a repetição de novas eleições, as terceiras no espaço de um ano.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.