sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Rubio e Cruz divulgam declarações de rendimentos e desafiam Trump a fazer o mesmo

Os senadores norte-americanos Marco Rubio e Ted Cruz, pré-candidatos republicados à presidência do Estado Unidos (EUA), apresentaram hoje publicamente as suas declarações de rendimentos, desafiando o adversário Donald Trump a fazer o mesmo.

LARRY W. SMITH

Marco Rubio divulgou cinco anos de declarações de rendimentos e Ted Cruz revelou quatro anos, sendo que ambos mostram dados agregados, sem apresentar em detalhe o rendimento do agregado familiar, mostrando-se disponíveis para o fazerem mais tarde.

Em comunicado, Marco Rubio, senador pela Florida, disse que os seus pagamentos às Finanças foram equivalentes à percentagem média do que pagaram os norte-americanos com o mesmo nível de rendimentos.

Rubio, com a sua esposa Jeanette Dousdebes Rubio, declarou 2,29 milhões de dólares (cerca de dois milhões de euros) em cinco ano e pagou ao fisco 526.092 dólares (perto de 483.000 euros) por esse rendimento.

A maior parte dos rendimentos de Rubio é proveniente do seu trabalho como senador, na Universidade Internacional da Florida, de trabalhos como representante legal e de receitas com o seu livro "O filho americano".

No caso de Ted Cruz, os seus rendimentos e os da sua esposa Heidi Cruz, executiva do banco Goldman Sachs, totalizaram cinco milhões de dólares entre 2011 e 2014, dos quais pagaram 1,5 milhões em impostos, segundo a declaração conjunta.

Em 2011 e 2012, os anos de maiores rendimentos, o casal Cruz obteve a maioria dos rendimentos através de salários.

Em comunicado, Ted Cruz, senador pelo Texas, afirmou que este é o tempo para Donald Trump parar de se esconder atrás de desculpas. "Sim, está envergonhado pelas suas declarações de rendimentos, é um dever dos eleitores de avaliar esses factos", disse, citado pela agência noticiosa Efe.

O candidato presidencial republicado de 2012, Mitt Romney, disse recentemente que as declarações de rendimentos do magnata Donald Trump serão "uma bomba" assim que forem tornadas públicas.

Esta semana, Donald Trump venceu as eleições primárias do Partido Republicano no Estado do Nevada, com larga vantagem em relação aos rivais Marco Rubio e Ted Cruz.

Trump conseguiu assim a sua terceira vitória consecutiva nos quatros processos eleitorais para a candidatura presidencial realizados até à data, depois de ter vencido as primárias em New Hampshire (09 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro).

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17