sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama adverte que Presidência dos EUA não é um 'reality show'

O Presidente norte-americano, Barack Obama, fez hoje um aviso a propósito do único e provável candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais Donald Trump, afirmando que a Presidência dos Estados Unidos não é um programa de televisão.

© Yuri Gripas / Reuters

Obama também afirmou que o percurso de Trump precisa de ser minuciosamente examinado.

"Ele tem um longo percurso que precisa de ser examinado e penso que é importante para nós analisarmos seriamente as declarações que [Trump] fez no passado", disse o chefe de Estado norte-americano, que pertence ao Partido Democrata.

"Estamos em tempos críticos e este é um trabalho muito importante. Não é entretenimento. Não é um 'reality show'", reforçou Obama.

Entre as várias atividades exercidas por Donald Trump está a participação no programa de televisão "The Apprentice" ("O Aprendiz", em português), um 'reality show' em que executivos competem por um cargo em uma das empresas do multibilionário.

Após a importante vitória, na terça-feira, no estado do Indiana e da desistência do senador Ted Cruz e do governador John Kasich, Donald Trump ficou como o único candidato à nomeação republicana para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, agendadas para 08 de novembro deste ano.

A convenção nacional do Partido Republicano, que deverá confirmar a indigitação de Trump, realiza-se em julho em Cleveland, no estado do Ohio.

Lusa

  • Obama diz que Trump não tem capacidade para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    Barack Obama diz que Donald Trump não tem capacidade para ser Presidente dos Estados Unidos. A seis meses das eleições, o magnata pode ainda vencer as primárias e ser o candidato republicano ao cargo. Numa entrevista a uma televisão regional, o atual Presidente foi questionado sobre a opinião que tem de Trump. Obama respondeu que o próprio Partido Republicano não pode considerar que o pré-candidato saberá lidar com os problemas da Casa Branca.

  • Obama procura atividades para a reforma
    1:51

    Mundo

    Enquanto democratas e republicanos escolhem os candidatos para a corrida à Casa Branca, o atual Presidente tem outras prioridades: num video divulgado na internet, Barack Obama aparece a fazer planos para a reforma.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.