sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

O recado de Hillary Clinton para Bernie Sanders

Hillary Clinton, candidata democrata à Casa Branca, enviou uma mensagem muito clara ao principal adversário Bernie Sanders. Numa entrevista dada ao canal norte-americano CNN, a antiga primeira-dama deixou claro que para ela o tempo dado a Bernie Sanders é suficiente. Clinton diz que já esteve na posição de Sanders e que soube desistir para o bem do partido. Para a candidata é a vez do senador do Vermont fazer a mesma coisa.

Andrew Harnik

Hillary tem esperado pacientemente que Sanders se renda às realidades matemáticas para resolver de uma vez por todas a nomeação democrata para a corrida à presidência dos Estados Unidos.

"Eu fiz todo o caminho contra o então senador Obama. Ganhei nove das últimas doze votações em 2008. Ganhei no Indiana, no Kentucky e no West Virgínia. Eu sei que nesta altura surgem sentimentos intensos, particularmente porque os nossos apoiantes querem que levemos a corrida até ao final (...) eu estou com cerca de três milhões de votos de avanço em relação a ele, tenho uma vantagem insuperável em número de delegados. Estou confiante. Sabe o que disse ao senador Obama? Na altura disse-lhe que estavamos realmente próximos, muito mais próximos do que eu e o senador Sanders estamos agora, mas disse-lhe que desistia. Eu estive no lugar de Sanders. É chato. Mas eu fiz a coisa certa pelo partido. É o momento dele fazer o mesmo."

A vantagem que de Hillary Cliton tem em número de delegados é realmente grande em relação a Bernie Sanders, consideravelmente maior da que Obama tinha em relação a Clinton há oito anos.

Na mesma entrevista, Hillary Clinton disse ainda que Sanders tem que fazer a sua parte para unificar o partido. A antiga secretária de Estado norte-americana lembrou também que Sanders " disse que iria fazer todos os possíveis para derrotar Donald Trump" e que trabalharia sete dias por semana se fosse preciso." A candidata espera que Sanders "cumpra com a palavra dada".

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27

    Ataque em Barcelona

    Os corpos das vítimas portuguesas do atentado de Barcelona vão ser trasladados para Portugal na segunda-feira. A garantia foi dada pelo Secretário de Estado das Comunidades que regressou este sábado à noite de Espanha. José Luís Carneiro avançou ainda que não há mais feridos de nacionalidade portuguesa. 

  • Incêndio lavra na Serra da Estrela
    1:44
  • Ribeira de Pena passa noite em claro
    1:32

    País

    Em Vila Real, as chamas levaram ontem ao corte da A7, no troço entre Ribeira de Pena e o Arco de Baúlhe. Foi uma noite em claro, com vários focos de incêndio.

  • José Eduardo dos Santos apelou ao voto em Angola
    2:07

    Mundo

    Faltam quatro dias para as eleições em Angola, as primeiras sem Eduardo dos Santos como candidato. Mesmo fora de cena, o ainda Presidente apareceu ao lado do cabeça de lista do MPLA para apelar ao voto e dizer que está convencido que João Lourenço vai ser o seu sucessor.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38