sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

O recado de Hillary Clinton para Bernie Sanders

Hillary Clinton, candidata democrata à Casa Branca, enviou uma mensagem muito clara ao principal adversário Bernie Sanders. Numa entrevista dada ao canal norte-americano CNN, a antiga primeira-dama deixou claro que para ela o tempo dado a Bernie Sanders é suficiente. Clinton diz que já esteve na posição de Sanders e que soube desistir para o bem do partido. Para a candidata é a vez do senador do Vermont fazer a mesma coisa.

Andrew Harnik

Hillary tem esperado pacientemente que Sanders se renda às realidades matemáticas para resolver de uma vez por todas a nomeação democrata para a corrida à presidência dos Estados Unidos.

"Eu fiz todo o caminho contra o então senador Obama. Ganhei nove das últimas doze votações em 2008. Ganhei no Indiana, no Kentucky e no West Virgínia. Eu sei que nesta altura surgem sentimentos intensos, particularmente porque os nossos apoiantes querem que levemos a corrida até ao final (...) eu estou com cerca de três milhões de votos de avanço em relação a ele, tenho uma vantagem insuperável em número de delegados. Estou confiante. Sabe o que disse ao senador Obama? Na altura disse-lhe que estavamos realmente próximos, muito mais próximos do que eu e o senador Sanders estamos agora, mas disse-lhe que desistia. Eu estive no lugar de Sanders. É chato. Mas eu fiz a coisa certa pelo partido. É o momento dele fazer o mesmo."

A vantagem que de Hillary Cliton tem em número de delegados é realmente grande em relação a Bernie Sanders, consideravelmente maior da que Obama tinha em relação a Clinton há oito anos.

Na mesma entrevista, Hillary Clinton disse ainda que Sanders tem que fazer a sua parte para unificar o partido. A antiga secretária de Estado norte-americana lembrou também que Sanders " disse que iria fazer todos os possíveis para derrotar Donald Trump" e que trabalharia sete dias por semana se fosse preciso." A candidata espera que Sanders "cumpra com a palavra dada".

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.