sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

O recado de Hillary Clinton para Bernie Sanders

Hillary Clinton, candidata democrata à Casa Branca, enviou uma mensagem muito clara ao principal adversário Bernie Sanders. Numa entrevista dada ao canal norte-americano CNN, a antiga primeira-dama deixou claro que para ela o tempo dado a Bernie Sanders é suficiente. Clinton diz que já esteve na posição de Sanders e que soube desistir para o bem do partido. Para a candidata é a vez do senador do Vermont fazer a mesma coisa.

Andrew Harnik

Hillary tem esperado pacientemente que Sanders se renda às realidades matemáticas para resolver de uma vez por todas a nomeação democrata para a corrida à presidência dos Estados Unidos.

"Eu fiz todo o caminho contra o então senador Obama. Ganhei nove das últimas doze votações em 2008. Ganhei no Indiana, no Kentucky e no West Virgínia. Eu sei que nesta altura surgem sentimentos intensos, particularmente porque os nossos apoiantes querem que levemos a corrida até ao final (...) eu estou com cerca de três milhões de votos de avanço em relação a ele, tenho uma vantagem insuperável em número de delegados. Estou confiante. Sabe o que disse ao senador Obama? Na altura disse-lhe que estavamos realmente próximos, muito mais próximos do que eu e o senador Sanders estamos agora, mas disse-lhe que desistia. Eu estive no lugar de Sanders. É chato. Mas eu fiz a coisa certa pelo partido. É o momento dele fazer o mesmo."

A vantagem que de Hillary Cliton tem em número de delegados é realmente grande em relação a Bernie Sanders, consideravelmente maior da que Obama tinha em relação a Clinton há oito anos.

Na mesma entrevista, Hillary Clinton disse ainda que Sanders tem que fazer a sua parte para unificar o partido. A antiga secretária de Estado norte-americana lembrou também que Sanders " disse que iria fazer todos os possíveis para derrotar Donald Trump" e que trabalharia sete dias por semana se fosse preciso." A candidata espera que Sanders "cumpra com a palavra dada".

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.