sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump insulta jornalista durante conferência de imprensa

O provável candidato republicano nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, envolveu-se hoje numa nova polémica quando durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque insultou diretamente um jornalista norte-americano ao chamar-lhe "ordinário".

© Carlo Allegri / Reuters

Trump, o único nome na corrida para a nomeação presidencial republicana, convocou os meios de comunicação social para uma conferência de imprensa em Nova Iorque para divulgar uma lista de associações de apoio a ex-militares norte-americanos que receberam donativos angariados pela sua campanha.

Em finais de janeiro, o multibilionário anunciou que tinha angariado seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros) para algumas organizações de solidariedade, mas na altura recusou divulgar publicamente os nomes das instituições e o montante exato.

Na conferência de imprensa hoje realizada, Trump denunciou a maneira "desonesta" como a comunicação social tem acompanhado a sua campanha e apontou o caso específico de um repórter do canal de televisão ABC, presente na sala.

"É um ordinário porque conhece os factos", declarou o candidato, afirmando ainda que os jornalistas da área política estão "entre as pessoas mais desonestas" que conheceu na vida.

Sobre o caso específico destes donativos, Trump criticou a cobertura jornalística feita pelos ´media´ que, segundo o empresário, o acusaram de não ter entregado todo o dinheiro que tinha prometido.

O multibilionário divulgou hoje ter conseguido angariar 5,6 milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros), um pouco menos que os seis milhões de dólares anteriormente anunciados.

"Pensam que vou mudar? Não vou mudar", disse Donald Trump, que teve uma intensa troca de palavras com vários jornalistas durante 40 minutos.

Quando questionado por um jornalista se irá manter esta postura caso seja eleito para a Presidência norte-americana, Trump foi claro.

"Vai ser assim (...) se a imprensa escrever artigos falsos", afirmou.

"Vou continuar a atacar a imprensa", acrescentou o candidato.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.