sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump insulta jornalista durante conferência de imprensa

O provável candidato republicano nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, envolveu-se hoje numa nova polémica quando durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque insultou diretamente um jornalista norte-americano ao chamar-lhe "ordinário".

© Carlo Allegri / Reuters

Trump, o único nome na corrida para a nomeação presidencial republicana, convocou os meios de comunicação social para uma conferência de imprensa em Nova Iorque para divulgar uma lista de associações de apoio a ex-militares norte-americanos que receberam donativos angariados pela sua campanha.

Em finais de janeiro, o multibilionário anunciou que tinha angariado seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros) para algumas organizações de solidariedade, mas na altura recusou divulgar publicamente os nomes das instituições e o montante exato.

Na conferência de imprensa hoje realizada, Trump denunciou a maneira "desonesta" como a comunicação social tem acompanhado a sua campanha e apontou o caso específico de um repórter do canal de televisão ABC, presente na sala.

"É um ordinário porque conhece os factos", declarou o candidato, afirmando ainda que os jornalistas da área política estão "entre as pessoas mais desonestas" que conheceu na vida.

Sobre o caso específico destes donativos, Trump criticou a cobertura jornalística feita pelos ´media´ que, segundo o empresário, o acusaram de não ter entregado todo o dinheiro que tinha prometido.

O multibilionário divulgou hoje ter conseguido angariar 5,6 milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros), um pouco menos que os seis milhões de dólares anteriormente anunciados.

"Pensam que vou mudar? Não vou mudar", disse Donald Trump, que teve uma intensa troca de palavras com vários jornalistas durante 40 minutos.

Quando questionado por um jornalista se irá manter esta postura caso seja eleito para a Presidência norte-americana, Trump foi claro.

"Vai ser assim (...) se a imprensa escrever artigos falsos", afirmou.

"Vou continuar a atacar a imprensa", acrescentou o candidato.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC