sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump insulta jornalista durante conferência de imprensa

O provável candidato republicano nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, envolveu-se hoje numa nova polémica quando durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque insultou diretamente um jornalista norte-americano ao chamar-lhe "ordinário".

© Carlo Allegri / Reuters

Trump, o único nome na corrida para a nomeação presidencial republicana, convocou os meios de comunicação social para uma conferência de imprensa em Nova Iorque para divulgar uma lista de associações de apoio a ex-militares norte-americanos que receberam donativos angariados pela sua campanha.

Em finais de janeiro, o multibilionário anunciou que tinha angariado seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros) para algumas organizações de solidariedade, mas na altura recusou divulgar publicamente os nomes das instituições e o montante exato.

Na conferência de imprensa hoje realizada, Trump denunciou a maneira "desonesta" como a comunicação social tem acompanhado a sua campanha e apontou o caso específico de um repórter do canal de televisão ABC, presente na sala.

"É um ordinário porque conhece os factos", declarou o candidato, afirmando ainda que os jornalistas da área política estão "entre as pessoas mais desonestas" que conheceu na vida.

Sobre o caso específico destes donativos, Trump criticou a cobertura jornalística feita pelos ´media´ que, segundo o empresário, o acusaram de não ter entregado todo o dinheiro que tinha prometido.

O multibilionário divulgou hoje ter conseguido angariar 5,6 milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros), um pouco menos que os seis milhões de dólares anteriormente anunciados.

"Pensam que vou mudar? Não vou mudar", disse Donald Trump, que teve uma intensa troca de palavras com vários jornalistas durante 40 minutos.

Quando questionado por um jornalista se irá manter esta postura caso seja eleito para a Presidência norte-americana, Trump foi claro.

"Vai ser assim (...) se a imprensa escrever artigos falsos", afirmou.

"Vou continuar a atacar a imprensa", acrescentou o candidato.

Lusa

  • DIRETO: Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. Esta madrugada em Cambrils, cinco suspeitos foram abatidos e outra pessoa acabou por morrer, num segundo ataque. Há quatro detenções confirmadas. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Autoridades acreditam que suspeito do ataque nas Ramblas pertence a célula terrorista
    1:36
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35
  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55