sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama não oficializa apoio a Hillary antes de reunião com Sanders

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não apoiará oficialmente a potencial candidata à Casa Branca, Hillary Clinton, até se reunir, na quinta-feira, com o adversário Bernie Sanders, adiantou o seu porta-voz.

© Jonathan Ernst / Reuters

Em declarações aos jornalistas no Air Force One, rumo a Nova Iorque, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, recusou precisar em que momento Obama anunciará o seu apoio formal a Clinton, sua ex-Secretária de Estado.

Obama prevê reunir-se esta quinta-feira, na Casa Branca, com Sanders, que por agora se nega a abandonar a sua campanha apesar de Clinton ser a mais provável candidata democrata.

De acordo com a Casa Branca, Obama espera falar com Sanders sobre "como construir sobre o extraordinário trabalho que fez para envolver milhões de votantes democratas" e aproveitar esse entusiasmo "nas próximas semanas e meses".

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, defendeu hoje dar tempo a Sanders e a "oportunidade de decidir por si mesmo" quando será o momento de sair.

Josh Earnest comentou também que o Senador pelo estado do Vermont "ganhou o direito" de determinar o futuro da sua campanha.

Obama falou por via telefónica tanto com Sanders como com Clinton, depois da celebração das primárias em seis estados.

A ex-Secretária de Estado destacou-se de Sanders em quatro desses seis estados, entre eles a Califórnia, o mais povoado do país.

Desde que Clinton alcançou o número de delegados necessários para ser confirmada como candidata do Partido Democrata, as especulações aumentaram acerca de quando se produzirá o apoio formal do presidente.

Obama passará hoje umas horas em Nova Iorque, onde Clinton tem a sua sede de campanha, mas ainda assim a Cada Branca já descartou a possibilidade de ambos se verem ou reunirem.

Clinton fez história ao tornar-se na primeira mulher a ter a hipótese de ser presidente dos Estados Unidos, e aguarda ser proclamada oficialmente a candidata pelo Partido Democrata. A decisão será anunciada em julho na Convenção Democrata, em Filadélfia.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".