sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Republicanos decidem a partir de hoje se querem Trump na Casa Branca

O Partido Republicano norte-americano reúne-se a partir de hoje na convenção em que o milionário Donald Trump espera confirmar a nomeação como candidato às eleições presidenciais de novembro.

© Joshua Roberts / Reuters

Trump, que é o único dos candidatos primários que continua na corrida para a nomeação chega a Cleveland com uma bagagem de declarações polémicas no que toca à imigração, política externa e controlo da venda de armas.

A construção de um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes, banir os muçulmanos do país e o apoio à posse de armas apesar dos regulares massacres nos Estados Unidos são algumas das posições de Trump que têm motivado mais críticas.

A convenção democrata, que deverá confirmar Hillary Clinton, acontece na semana seguinte em Filadélfia, na Pensilvânia.

Donald Trump deverá ser recebido no primeiro dia da convenção do "Grand Old Party" por mais de seis mil manifestantes contra a sua candidatura, enquanto os apoiantes do democrata Sanders, que já declarou o apoio a Clinton, submeteram pelo menos cinco pedidos de autorização de protestos junto da administração da cidade.

Dentro do seu partido, a nomeação também não é pacífica e várias figuras do aparelho republicano, como o líder da câmara baixa do Congresso, Paul Ryan, afirmaram que os delegados à convenção devem ter liberdade de voto.

Trump garantiu que não precisa de apoio partidário para vencer a corrida à Casa Branca e que qualquer plano para o afastar é ilegal.

Para garantir a nomeação são precisos pelo menos 1.237 dos 2.472 delegados republicanos. Trump conseguiu ultrapassar a fasquia dos delegados necessários em maio.

A convenção decorre entre segunda-feira e quinta-feira em Cleveland, no estado do Ohio, e deverá acolher 50 mil participantes, entre 35 mil delegados e 15 mil jornalistas.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.