sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Chefe de campanha de Donald Trump demite-se

© Carlo Allegri / Reuters

Paul Manafort, diretor da campanha de Donald Trump e alvo de alegada corrupção, demitiu-se esta sexta-feira. O anúncio foi feito pela equipa de campanha do candidato republicano à Casa Branca. Isto acontece no mesmo dia em que um congressista republicano luso-americano retira o apoio a Donald Trump.

A demissão de Manafort ocorre dois dias depois de Trump ter anunciado uma remodelação da equipa da campanha que, mantendo Manafort no cargo, lhe retirou influência com as nomeações de Stephen Dannon como diretor executivo da campanha e de Kellyanne Conway como responsável pela gestão da campanha.

"Hoje de manhã, Paul Manafort apresentou, e eu aceitei, a sua demissão da campanha", afirmou Trump num comunicado.

"Estou muito grato pelo seu excelente trabalho, que nos ajudou a chegar onde estamos hoje", acrescentou.

Já o congressista republicano dos Estados Unios David Valadão, com origens açorianas, anunciou em comunicado que não vai continuar a apoiar o candidato do seu partido, Donald Trump, nas eleições presidenciais americanas de novembro.

"Estou desiludido com a retórica divisiva desta campanha presidencial e não posso apoiar nenhum dos candidatos. Não posso apoiar um candidato que denigre as pessoas com base na sua etnicidade, religião ou deficiências", disse Valadão em comunicado.

Com Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31