sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump encontra-se hoje com Presidente mexicano

O republicano Donald Trump anunciou que vai deslocar-se hoje ao México para se encontrar com o Presidente Enrique Peña Nieto, horas antes do muito antecipado discurso do candidato à Casa Branca sobre imigração, no Arizona.

"Aceitei o convite do Presidente Enrique Peña Nieto, do México, e estou muito ansioso para me encontrar com ele amanhã [hoje]", escreveu Trump na sua conta de Twitter.

O gabinete presidencial mexicano confirmou a visita de Trump, escrevendo também no Twitter, em espanhol, que o magnata de Nova Iorque "aceitou o convite e vai encontrar-se amanhã [hoje] em privado com o Presidente".

O gabinete de Peña Nieto indicou, em comunicado, que enviou convites para Trump bem como para a nomeada democrata Hillary Clinton, que foram recebidos em "bons termos pelas suas respetivas equipas de campanha".

Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, e prometeu severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

Apesar das dificuldades logísticas e de segurança, o encontro pode representar uma oportunidade política para Trump, que tem dado sinais de querer suavizar o seu discurso anti-imigração, em particular no que diz respeito à sua promessa de deportar 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos.

Trump prometeu também, se eleito, construir um muro na fronteira entre os dois países, que seria, afirmou, pago pelo Governo mexicano.

Quando lançou a sua campanha, no ano passado, Trump descreveu os imigrantes mexicanos como traficantes de droga e violadores.

Trump tem um discurso agendado para hoje, em Phoenix, Arizona, em que se espera que aborde a questão da imigração.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".