sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump encontra-se hoje com Presidente mexicano

O republicano Donald Trump anunciou que vai deslocar-se hoje ao México para se encontrar com o Presidente Enrique Peña Nieto, horas antes do muito antecipado discurso do candidato à Casa Branca sobre imigração, no Arizona.

"Aceitei o convite do Presidente Enrique Peña Nieto, do México, e estou muito ansioso para me encontrar com ele amanhã [hoje]", escreveu Trump na sua conta de Twitter.

O gabinete presidencial mexicano confirmou a visita de Trump, escrevendo também no Twitter, em espanhol, que o magnata de Nova Iorque "aceitou o convite e vai encontrar-se amanhã [hoje] em privado com o Presidente".

O gabinete de Peña Nieto indicou, em comunicado, que enviou convites para Trump bem como para a nomeada democrata Hillary Clinton, que foram recebidos em "bons termos pelas suas respetivas equipas de campanha".

Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, e prometeu severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

Apesar das dificuldades logísticas e de segurança, o encontro pode representar uma oportunidade política para Trump, que tem dado sinais de querer suavizar o seu discurso anti-imigração, em particular no que diz respeito à sua promessa de deportar 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos.

Trump prometeu também, se eleito, construir um muro na fronteira entre os dois países, que seria, afirmou, pago pelo Governo mexicano.

Quando lançou a sua campanha, no ano passado, Trump descreveu os imigrantes mexicanos como traficantes de droga e violadores.

Trump tem um discurso agendado para hoje, em Phoenix, Arizona, em que se espera que aborde a questão da imigração.

Lusa

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.