sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump encontra-se hoje com Presidente mexicano

O republicano Donald Trump anunciou que vai deslocar-se hoje ao México para se encontrar com o Presidente Enrique Peña Nieto, horas antes do muito antecipado discurso do candidato à Casa Branca sobre imigração, no Arizona.

"Aceitei o convite do Presidente Enrique Peña Nieto, do México, e estou muito ansioso para me encontrar com ele amanhã [hoje]", escreveu Trump na sua conta de Twitter.

O gabinete presidencial mexicano confirmou a visita de Trump, escrevendo também no Twitter, em espanhol, que o magnata de Nova Iorque "aceitou o convite e vai encontrar-se amanhã [hoje] em privado com o Presidente".

O gabinete de Peña Nieto indicou, em comunicado, que enviou convites para Trump bem como para a nomeada democrata Hillary Clinton, que foram recebidos em "bons termos pelas suas respetivas equipas de campanha".

Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, e prometeu severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

Apesar das dificuldades logísticas e de segurança, o encontro pode representar uma oportunidade política para Trump, que tem dado sinais de querer suavizar o seu discurso anti-imigração, em particular no que diz respeito à sua promessa de deportar 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos.

Trump prometeu também, se eleito, construir um muro na fronteira entre os dois países, que seria, afirmou, pago pelo Governo mexicano.

Quando lançou a sua campanha, no ano passado, Trump descreveu os imigrantes mexicanos como traficantes de droga e violadores.

Trump tem um discurso agendado para hoje, em Phoenix, Arizona, em que se espera que aborde a questão da imigração.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.