sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Donald Trump encontra-se hoje com Presidente mexicano

O republicano Donald Trump anunciou que vai deslocar-se hoje ao México para se encontrar com o Presidente Enrique Peña Nieto, horas antes do muito antecipado discurso do candidato à Casa Branca sobre imigração, no Arizona.

"Aceitei o convite do Presidente Enrique Peña Nieto, do México, e estou muito ansioso para me encontrar com ele amanhã [hoje]", escreveu Trump na sua conta de Twitter.

O gabinete presidencial mexicano confirmou a visita de Trump, escrevendo também no Twitter, em espanhol, que o magnata de Nova Iorque "aceitou o convite e vai encontrar-se amanhã [hoje] em privado com o Presidente".

O gabinete de Peña Nieto indicou, em comunicado, que enviou convites para Trump bem como para a nomeada democrata Hillary Clinton, que foram recebidos em "bons termos pelas suas respetivas equipas de campanha".

Trump tem lançado ataques aos imigrantes mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos, e prometeu severas medidas anti-imigração, incluindo deportações em massa.

Apesar das dificuldades logísticas e de segurança, o encontro pode representar uma oportunidade política para Trump, que tem dado sinais de querer suavizar o seu discurso anti-imigração, em particular no que diz respeito à sua promessa de deportar 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos.

Trump prometeu também, se eleito, construir um muro na fronteira entre os dois países, que seria, afirmou, pago pelo Governo mexicano.

Quando lançou a sua campanha, no ano passado, Trump descreveu os imigrantes mexicanos como traficantes de droga e violadores.

Trump tem um discurso agendado para hoje, em Phoenix, Arizona, em que se espera que aborde a questão da imigração.

Lusa

  • Celebridades protestam contra Donald Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida