sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Trump e Clinton reúnem-se separadamente com Presidente do Egito

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton, reuniram-se na segunda-feira com o Presidente do Egito, Abdel-Fattah el-Sissi, a menos de dois meses das eleições.

Por ocasião da Assembleia Geral da ONU, Clinton reuniu-se também com o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Já Trump, cujo primeiro encontro com um líder estrangeiro aconteceu no mês passado, com o mexicano Enrique Peña Nieto, limitou a sua agenda a el-Sissi.

"Trump e o Presidente el-Sissi falaram sobre a relação bilateral estratégica entre os Estados Unidos e o Egito, centrando-se na cooperação política, militar e económica entre os dois países", indicou a campanha do magnata em comunicado.

O candidato republicano "expressou ao Presidente el-Sissi o seu inequívoco apoio à guerra do Egito contra o terrorismo, e [afirmou que] sob uma administração de Trump, os Estados Unidos serão um amigo leal, não simplesmente um aliado, com o qual o Egito pode contar nos próximos dias e anos", acrescenta a nota.

Trump sublinhou a "importância" de trabalhar com o Egito para "derrotar o terrorismo islâmico radical, não só política e militarmente, como também confrontando a sua ideologia".

O magnata "enfatizou a sua elevada estima pelos muçulmanos que amam a paz", segundo o comunicado, que não esclarece se Trump conversou com el-Sissi sobre a sua proposta para proibir a entrada dos muçulmanos no país através de um "escrutínio extremo" dos imigrantes nos Estados Unidos, baseado em "testes ideológicos".

Trump acrescentou que se vencer as eleições de novembro vai "convidar o Presidente el-Sissi a fazer uma visita oficial" aos Estados Unidos, manifestando também vontade de visitar o Egito, um país pelo qual tem "um grande respeito" devido à sua "história e liderança no Médio Oriente".

Clinton também se reuniu com el-Sissi na segunda-feira à noite em Nova Iorque e não evitou alguns dos temas mais difíceis, como a proteção dos direitos humanos.

Antes da reunião, Clinton disse que queria falar com o líder egípcio sobre "o caminho a tomar para construir uma nova sociedade civil, um novo país moderno que respeite as leis, os direitos humanos e as liberdades", segundo a CNN.

A candidata democrata também se reuniu com Poroshenko, com quem disse que conversaria sobre "as ameaças da agressão russa" à Ucrânia, e sobre o que os Estados Unidos podem fazer para "apoiar" o Governo ucraniano.

Com Abe, Clinton falou sobre as tensões com a Coreia do Norte, depois do seu último teste nuclear, e sobre as relações com a China, de acordo com fontes da sua campanha.

Com Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.