sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

"Sou refugiado", diz o autor da imagem publicada no polémico post de Donald Trump Jr

O filho de Donald Trump comparou refugiados a Skittles estragados. A analogia criou polémica, em especial na rede social Twitter, onde Donald Trump Jr publicou o comentário com uma foto de uma taça com as populares drageias coloridas com sabor a fruta. Acontece que esta imagem é da autoria de um refugiado. David Kittos, britânico de origem greco-cipriota, fugiu com a família da ocupação turca com apenas 6 anos.

"Agora sou cidadão britânico, mas tenho origem greco-cipriota. Em 1974 fui refugiado devido à ocupação turca", disse David Kittos em entrevista à BBC.

"Eu tinha 6 anos. Nós vivíamos na região do Chipre que estava sob controlo militar da Turquia. Uma noite tivemos de fugir e deixar tudo para trás, a nossa casa e todos os nossos bens", relatou.

bbc.com

David Kittos, de 48 anos, residente em Guildford, Inglaterra, foi totalmente surpreendido pelo aviso de amigos que alertaram para a controvérsia que envolvia também a sua imagem. Uma fotografia que publicou no Flickr em janeiro de 2010.

Fotógrafo amador, tirou a foto publicada por Donald Trump Jr no estúdio que tem em casa. "Foi há seis anos, numa altura em que ainda não se falava de refugiados sírios. A fotografia não foi tirada com qualquer intenção política".

"Nunca coloquei essa imagem à venda. A publicação não foi feita com a minha autorização e eu não apoio a política de Trump", declarou à BBC.

O filho mais velho do candidato republicano à Casa Branca comparou os refugiados sírios a uma tigela com Skittles de várias cores, alguns dos quais estragados.

"Esta imagem diz tudo", escreveu na segunda-feira Donald Trump Jr, 38 anos, num post mostrando uma fotografia de uma tigela com as drageias coloridas.

Sob a imagem lê-se a frase: "Se tivesse uma tigela de drageias e eu lhe dissesse que apenas três delas o poderiam matar, tirava uma mão cheia? Este é o nosso problema com os refugiados sírios".

A Wringley, empresa que produz e comercializa os Skittles, demarcou-se de imediato da declaração de Donald Trump Jr, considerando-a "desapropriada".

"Os Skittles são doces. Os refugiados são pessoas. Nós achamos esta analogia desapropriada", refere um comunicado da empresa.

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.