sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

"Sou refugiado", diz o autor da imagem publicada no polémico post de Donald Trump Jr

O filho de Donald Trump comparou refugiados a Skittles estragados. A analogia criou polémica, em especial na rede social Twitter, onde Donald Trump Jr publicou o comentário com uma foto de uma taça com as populares drageias coloridas com sabor a fruta. Acontece que esta imagem é da autoria de um refugiado. David Kittos, britânico de origem greco-cipriota, fugiu com a família da ocupação turca com apenas 6 anos.

"Agora sou cidadão britânico, mas tenho origem greco-cipriota. Em 1974 fui refugiado devido à ocupação turca", disse David Kittos em entrevista à BBC.

"Eu tinha 6 anos. Nós vivíamos na região do Chipre que estava sob controlo militar da Turquia. Uma noite tivemos de fugir e deixar tudo para trás, a nossa casa e todos os nossos bens", relatou.

bbc.com

David Kittos, de 48 anos, residente em Guildford, Inglaterra, foi totalmente surpreendido pelo aviso de amigos que alertaram para a controvérsia que envolvia também a sua imagem. Uma fotografia que publicou no Flickr em janeiro de 2010.

Fotógrafo amador, tirou a foto publicada por Donald Trump Jr no estúdio que tem em casa. "Foi há seis anos, numa altura em que ainda não se falava de refugiados sírios. A fotografia não foi tirada com qualquer intenção política".

"Nunca coloquei essa imagem à venda. A publicação não foi feita com a minha autorização e eu não apoio a política de Trump", declarou à BBC.

O filho mais velho do candidato republicano à Casa Branca comparou os refugiados sírios a uma tigela com Skittles de várias cores, alguns dos quais estragados.

"Esta imagem diz tudo", escreveu na segunda-feira Donald Trump Jr, 38 anos, num post mostrando uma fotografia de uma tigela com as drageias coloridas.

Sob a imagem lê-se a frase: "Se tivesse uma tigela de drageias e eu lhe dissesse que apenas três delas o poderiam matar, tirava uma mão cheia? Este é o nosso problema com os refugiados sírios".

A Wringley, empresa que produz e comercializa os Skittles, demarcou-se de imediato da declaração de Donald Trump Jr, considerando-a "desapropriada".

"Os Skittles são doces. Os refugiados são pessoas. Nós achamos esta analogia desapropriada", refere um comunicado da empresa.

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas