sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama diz que Trump é "irresponsável" ao falar em fraude eleitoral

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse esta terça-feira que o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, é "irresponsável" quando fala sobre uma alegada fraude eleitoral nas presidenciais de 8 de novembro.

"É irresponsável e mostra que não tem as qualidades de liderança e de firmeza que desejamos para um Presidente", sublinhou Obama, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Washington.

"Aconselharia o senhor Trump a parar de choramingar e tentar defender as suas opiniões para obter votos", reforçou.

Em recentes declarações, o magnata do imobiliário afirmou estar a ser vítima de uma "elite global" e de uma "imprensa corrupta", que pretende viciar a eleição de 8 de novembro a favor da candidata presidencial democrata Hillary Clinton.

Obama também criticou Trump pelos comentários elogiosos que faz ao Presidente russo, Vladimir Putin, qualificando tais declarações "sem precedentes" como "incoerentes" com as posições defendidas pelo próprio Partido Republicano.

"A bajulação persistente do senhor Trump ao senhor Putin e a forma como parece moldar muitas das suas políticas e abordagens à política de Putin é algo sem precedentes na política americana", afirmou ainda Obama, que deixará a Casa Branca a 20 de janeiro de 2017.

O candidato presidencial republicano tem manifestado em diversas ocasiões a sua simpatia pela Rússia, bem como tem elogiado veementemente as qualidades de Putin, muito criticado pela comunidade internacional devido às posições que assumiu na Ucrânia e na Síria.

As relações bilaterais entre Moscovo e Washington estão particularmente tensas. No início de outubro, as autoridades americanas acusaram abertamente Moscovo de tentar interferir, através de pirataria informática, no processo eleitoral americano.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58