sicnot

Perfil

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Eleições EUA 2016

Obama diz que Trump é "irresponsável" ao falar em fraude eleitoral

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse esta terça-feira que o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, é "irresponsável" quando fala sobre uma alegada fraude eleitoral nas presidenciais de 8 de novembro.

"É irresponsável e mostra que não tem as qualidades de liderança e de firmeza que desejamos para um Presidente", sublinhou Obama, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Washington.

"Aconselharia o senhor Trump a parar de choramingar e tentar defender as suas opiniões para obter votos", reforçou.

Em recentes declarações, o magnata do imobiliário afirmou estar a ser vítima de uma "elite global" e de uma "imprensa corrupta", que pretende viciar a eleição de 8 de novembro a favor da candidata presidencial democrata Hillary Clinton.

Obama também criticou Trump pelos comentários elogiosos que faz ao Presidente russo, Vladimir Putin, qualificando tais declarações "sem precedentes" como "incoerentes" com as posições defendidas pelo próprio Partido Republicano.

"A bajulação persistente do senhor Trump ao senhor Putin e a forma como parece moldar muitas das suas políticas e abordagens à política de Putin é algo sem precedentes na política americana", afirmou ainda Obama, que deixará a Casa Branca a 20 de janeiro de 2017.

O candidato presidencial republicano tem manifestado em diversas ocasiões a sua simpatia pela Rússia, bem como tem elogiado veementemente as qualidades de Putin, muito criticado pela comunidade internacional devido às posições que assumiu na Ucrânia e na Síria.

As relações bilaterais entre Moscovo e Washington estão particularmente tensas. No início de outubro, as autoridades americanas acusaram abertamente Moscovo de tentar interferir, através de pirataria informática, no processo eleitoral americano.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.