sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Nove em cada dez proprietários de Volkswagen no Reino Unido querem indemnização

Nove em cada dez proprietários de automóveis Volkswagen (VW) com motores 'diesel' afetados pelo escândalo da manipulação das emissões poluentes no Reino Unido consideram que devem receber uma indemnização, segundo uma sondagem revelada hoje.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kim Kyung Hoon / Reuters

Em setembro, o grupo VW informou que no Reino Unido existem 1.189.906 veículos com motor 'diesel' EA 189 EU5, afetados pela manipulação de dados de emissão de gases poluentes.

Uma sondagem conduzida pelo grupo "Which?", dedicado à proteção do consumidor britânico, indica que 90% dos proprietários destes automóveis, fabricados entre 2008 e 2015, considera que a empresa deveria pagar uma indemnização.

A consulta, feita a um universo de cerca de 2.000 proprietários destes veículos, refere também que 96% dos entrevistados afirmaram que compraram os automóveis por razões económicas, com a questão do ambiente a figurar como outro motivo apontado, em paralelo, por 90% dos inquiridos.

Segundo o diretor da "Which?", Richard Lloyd, muitos donos de VW indicaram ter comprado o carro pela eficiência e o menor impacto para o ambiente, pelo que "é revoltante que a VW não seja clara com os seus consumidores sobre como e quando serão compensados".

A 18 de setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores 'diesel' do grupo Volkswagen, relativamente às marcas Volkswagen, Audi, Seat e Sköda, concluindo-se pela existência de viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes.

O grupo alemão admitiu a existência de 11 milhões de carros nestas circunstâncias, e em Portugal, de acordo com informação divulgada pela SIVA, representante das marcas Volkswagen, Audi e Sköda, estima-se que existam cerca de 94 mil viaturas afetadas, mais 23 mil da marca Seat, totalizando 117 mil veículos.

Lusa

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.