sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Comissão Europeia insta Volkswagen a esclarecer novas irregularidades

A Comissão Europeia instou hoje a Volkswagen a esclarecer as novas irregularidades na certificação de emissões de dióxido de carbono (CO2), uma situação que o fabricante alemão de veículos reconheceu na terça-feira.

© Wolfgang Rattay / Reuters

Lucía Caudet, porta-voz do executivo de Bruxelas para a Indústria, afirmou que, agora, o mais importante "é apurar os factos", pelo que a Volkswagen deverá acelerar as suas investigações internas.

"Temos que esclarecer imediatamente quais as irregularidades nas emissões de CO2 que foram detetadas, o que as provocou, quais os automóveis afetados, em que países e que medidas serão tomadas pelo grupo para corrigir a situação", afirmou.

Na terça-feira, a empresa alemã admitiu que, além dos problemas já conhecidos de óxido de nitrogénio, tinham sido detetadas irregularidades na certificação de emissões de CO2, sem especificar marcas ou modelos. O fabricante indicou, porém, que terão sido afetados 800 mil veículos.

Caso se confirmem falsificações e violação das regras comunitárias, a Volkswagen poderá sofrer sanções, como ocorreu com a italiana Ferrari e a russa Avtovaz.

O desrespeito dos limites impostos de emissões de CO2 prevê que por cada grama acima do previsto por quilómetro sejam pagos cinco euros, enquanto a emissão de dois gramas acima é sancionada com 15 euros e de três gramas com 25 euros. De quatro gramas adiante, o valor é de 95 euros por automóvel.

Bruxelas tem-se mantido em contacto com a autoridade alemã que supervisiona o setor dos transportes com motor e tem analisado a informação enviada pela Volkswagen, acrescentou a porta-voz.

O assunto das emissões deverá ser debatido quinta-feira numa reunião entre a Comissão e as autoridades nacionais que aprovam veículos.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.