Decisões e processos contra Volkswagen seis meses após escândalo
18.03.2016 07h21
Seis meses após ter rebentado o escândalo da manipulação de emissões no grupo Volkswagen, um tribunal alemão rejeitou o pedido de um cliente para devolver o automóvel e acionistas fazem pedido de indemnização pelos danos causados.

O grupo alemão terá que chamar às oficinas cerca de 11 milhões de carros afetados pelo escândalo das emissões fraudulentas.
© Steve Marcus / Reuters
Um tribunal alemão, de primeira instância, rejeitou na quarta-feira um dos muitos pedidos de clientes para devolver a viatura, sentenciando que a reparação implica um custo inferior a 1% do preço de compra, o que "não justifica a devolução nem a anulação do contrato de venda".
Além de ações individuais de clientes, a Volkswagen enfrenta um processo de 3,3 mil milhões de euros, movido por 278 acionistas por ter levado demasiado tempo a fornecer informações sobre o escândalo das emissões nos motores a gasóleo, segundo noticiou a agência de informação financeira Bloomberg.
Há ainda a queixa das autoridades norte-americanas que acusam a Volkswagen de danos ao meio ambiente pela alteração de emissões de quase 600 mil veículos para evitar o controlo de emissões poluentes.
Apesar de estar envolvido na maior fraude da indústria automobilística mundial, o grupo Volkswagen mantém-se na liderança das vendas de automóveis ligeiros de passageiros novos na União Europeia, embora o seu ritmo de crescimento esteja a ser mais lento do que o de outros grupos automóveis.
Segundo os últimos dados disponíveis, de fevereiro, o grupo Volkswagen cresceu 8%, mas perdeu quota de mercado face ao mês homólogo (23,9% contra 25,3%) para um total de 252.629 veículos vendidos em fevereiro, que compara com 233.812 em fevereiro de 2014.
O grupo alemão, dono das marcas Volkswagen, Audi, Seat, Sköda, entre outras, terá que chamar às oficinas cerca de 11 milhões de carros afetados pelo escândalo das emissões fraudulentas, dos quais oito milhões na Europa, uma operação para a qual a empresa já fez uma provisão de 6,5 mil milhões de euros.
A preocupação de Matthias Müller, - o novo presidente executivo da Volkswagen, após a demissão de Martin Winterkorn, no final de setembro - é de que rapidamente a opinião pública esqueça o escândalo em que o grupo alemão foi envolvido.
Quando assumiu o cargo, Mathias Müller anunciou logo um recuo do investimento mundial até 2020 do grupo em relação ao programado, numa poupança de mil milhões de euros por ano, sendo que o compromisso do seu antecessor era de investir 86 mil milhões de euros em várias geografias do planeta.
Em Portugal, os veículos afetados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen são 125.491, segundo o relatório preliminar apresentado pelo grupo de trabalho criado pelo anterior governo de Pedro Passos Coelho.
Lusa
Relacionados
-
Autoeuropa suspende produção durante 6 dias
A Autoeuropa inicia hoje uma paragem de seis dias na produção de automóveis, para "manter a estabilidade do sistema de produção e dar continuidade aos trabalhos de preparação para o novo projeto", confirmou a fábrica da Volkswagen em Palmela.
- 0:52
Veículos Volkswagen afetados em Portugal começam a ser reparados no final do mês
Os automóveis afetados pelo escândalo das emissões poluentes do grupo Volkswagen vão começar a ser reparados já no final deste mês. O administrador da SIVA garante que vão tentar minimizar o incómodo para os clientes.
-
Diretor de Qualidade da Volkswagen renuncia ao cargo após escândalo das emissões
Frank Tuch, diretor de controlo de qualidade do fabricante automóvel Volkswagen, renuniou ao cargo, na sequência do escândalo causado pela manipulação das emissões de gases poluentes.
-
Governo alemão garante confiança na investigação interna da Volkswagen
O ministério da Economia alemão diz que confia numa investigação interna da Volkswagen para averiguar o escândalo causado pela manipulação das emissões de gases poluentes.
Na Homepage
-
- 6:23
Com a entrada de Salgado o caso EDP "passou a ter uma dimensão política"
19.04.2018 às 21h05
- 1:16
Partidos questionam prioridades do Governo após reposição de 5% dos salários
Bloco e PCP pedem esclarecimentos ao Governo sobre a intenção de repor 5% dos salários dos membros dos gabinetes políticos. Já o CDS não concorda com a medida e diz mesmo que não é adequada à situação do país.
19.04.2018 às 19h25
- 1:23
INEM já não vai ser multado por excesso de velocidade durante uma emergência
Os condutores do INEM já não vão ser multados por excesso de velocidade durante as emergências. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária recuou na medida conhecida na quarta-feira.
19.04.2018 às 19h29
- 1:48
O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou na tarde desta quinta-feira na Parede, no concelho de Cascais. As operações de resgate foram dificultadas pela agitação marítima.
19.04.2018 às 20h52
-
Fenerbahce-Besiktas suspenso depois de agressão ao treinador Senol Gunes
O Fenerbahce-Besiktas, da segunda mão das meias-finais da Taça da Turquia de futebol, foi suspenso devido a problemas com o público, com o treinador dos forasteiros a ser atingido por um objeto vindo da bancada.
19.04.2018 às 21h26
-
Corpo do atleta encontrado na cidade sul-africana de Port Elizabeth
O corpo do atleta amador francês, desaparecido na madrugada do passado sábado, véspera de uma prova de triatlo em Port Elizabeth, foi descoberto, anunciou a polícia daquela cidade do sul da África do Sul.
19.04.2018 às 19h35
-
A era dos irmãos Castro
Desde 1959 Cuba foi governada por Fidel ou Raúl Castro. Na semana em que os cubanos elegeram um novo Presidente, olhamos para a era dos irmãos, desde a revolução cubana de 59 aos dias de hoje, passando por encontros com líderes políticos, personalidades como Che Guevara, Malcolm X ou Maradona, e ainda a reaproximação histórica com os Estados Unidos da América.
- 7:21
-
-
-
Subcomissão de Ética vai analisar regulação dos apoios às viagens de deputados
19.04.2018 às 21h57
-
-
-
- 2:47
Partidos anunciam projetos de resolução sobre o Programa de Estabilidade
19.04.2018 às 21h08
-
-
-
TV russa difunde testemunho sobre alegada encenação de ataque químico
A televisão pública russa Rossia 24 divulgou na quarta-feira à noite o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria.
19.04.2018 às 18h14
-
O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?
Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.
19.04.2018 às 20h40
-
"Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"
A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.
19.04.2018 às 20h31