sicnot

Perfil

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volskwagen

Escândalo Volkswagen

Volkswagen paga 4.400 euros a cada cliente lesado nos EUA

O grupo automóvel alemão Volkswagen chegou hoje a acordo com as autoridades norte-americanas para indemnizar com 4.400 euros cada cliente com veículos com filtros de emissões manipulados, informa hoje o diário alemão "Die Welt".

O grupo alemão terá que chamar às oficinas cerca de 11 milhões de carros afetados pelo escândalo das emissões fraudulentas.

O grupo alemão terá que chamar às oficinas cerca de 11 milhões de carros afetados pelo escândalo das emissões fraudulentas.

© Steve Marcus / Reuters

A Volkswagen tem de apresentar hoje perante um tribunal norte-americano as propostas concretas para retirar de circulação os veículos com motores a gasóleo adulterados se quiser evitar um julgamento este verão nos Estados Unidos, país no qual foram afetados quase 600.000 carros.

A reunião preliminar vai realizar-se hoje no Tribunal do Distrito do Norte da Califórnia, em São Francisco, pelas 08:00 locais (16:00 em Lisboa), presidida pelo juiz Charles Breyer.

A Volkswagen irá assumir os custos do reequipamento dos veículos afetados, acrescenta "Die Welt", que cita fontes financeiras.

Até agora, a Volkswagen colocou de lado cerca de 6.700 milhões de euros para fazer frente aos custos da manipulação dos programas informáticos que medem as emissões de gases, mas quer aumentar a quantia significativamente, segundo fontes conhecedoras da situação citadas pelo diário alemão.

A Volkswagen viu-se envolvida nos últimos meses num escândalo depois de o fabricante alemão admitir ter instalado em 11 milhões de carros um 'software' capaz de falsificar os valores das emissões poluentes dos motores a diesel.

A Volkswagen arrisca-se agora a pagar milhões de euros em indemnizações e multas.

Em Portugal, os veículos afetados pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen são 125.491, segundo o relatório preliminar apresentado pelo grupo de trabalho criado pelo anterior governo de Pedro Passos Coelho.

Lusa

  • Buscas e apreensões na esquadra da PSP na Brandoa

    País

    O Ministério Público de Sintra esteve a fazer buscas e apreensões, esta manhã, na esquadra da PSP da Brandoa, no concelho da Amadora. De acordo com a Procuradoria-Gera Distrital de Lisboa, em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa e abuso de poder.

  • Portugueses divididos na recondução da procuradora-geral da República
    1:31
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03
  • Teste ao sangue deteta oito tipos de cancro

    Mundo

    Um novo teste sanguíneo experimental permitiu detetar precocemente os oito cancros mais frequentes em 70 por cento dos casos, de acordo com um estudo publicado na revista Nature feito por investigadores nos Estados Unidos.