sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Renato Sanches é o português mais jovem de sempre em Europeus

O médio Renato Sanches vai tornar-se, aos 18 anos, o futebolista mais jovem de sempre a integrar uma seleção portuguesa em Campeonatos da Europa e será o segundo mais novo dos 552 jogadores que vão participar no Euro2016.

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

(LUSA/ Arquivo)

O jovem jogador, que alinha no Benfica, mas que já assinou contrato com o Bayern de Munique para a próxima temporada, vai chegar ao arranque do Euro2016, a 10 de junho, em França, com 18 anos e 296 dias, depois de se ter estreado por Portugal em março deste ano, num particular com a Bulgária.

Renato Sanches, que em dezembro 'saltou' da equipa B para a titularidade no conjunto principal da Luz, ultrapassa, assim, o 'capitão' e principal referência da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, até agora o mais jovem em fases finais de Europeus.

O avançado do Real Madrid tinha 19 anos e 127 dias por altura do Euro2004 - que se realizou em território luso - e no qual participou em seis encontros e marcou dois golos.

Em terceiro lugar está outro jogador que faz parte dos eleitos para o Euro2016, o guarda-redes Rui Patrício, que contava 20 anos e 112 dias no arranque do Euro2008, na Suíça e Áustria, embora não tenha sido utilizado em qualquer dos quatro encontros que Portugal disputou.

O guardião Moreira, o defesa Raphael Guerreiro (outra das apostas de Fernando Santos para este Europeu), os médios João Moutinho e Miguel Veloso e o avançados Nélson Oliveira, Nani e Hélder Postiga completam o 'top-10' dos mais novos a participar em Europeus.

Por outro lado, Renato Sanches será também o segundo jogador mais jovem desta fase final, sendo apenas superado pelo avançado da seleção inglesa e do Manchester United Marcus Rashford, que é 74 dias mais novo do que o médio do Benfica.

O terceiro lugar do 'ranking' é ocupado pelo médio da Turquia Emre Mor, com 18 anos e 331 dias.

Lusa

  • Madonna diz que América nunca desceu tão baixo
    2:12

    Mundo

    No mundo artístico, foram várias as vozes que se levantaram contra Trump, entre elas Madonna. A cantora disse esta quinta-feira em Nova Iorque, a propósito do dia da tomada de posse, que nunca a América desceu tão baixo. Já o ator Matthew McConaughey - que está em Londres - garantiu que não ia perder a cerimónia pela televisão.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida