sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Renato Sanches é o português mais jovem de sempre em Europeus

O médio Renato Sanches vai tornar-se, aos 18 anos, o futebolista mais jovem de sempre a integrar uma seleção portuguesa em Campeonatos da Europa e será o segundo mais novo dos 552 jogadores que vão participar no Euro2016.

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

(LUSA/ Arquivo)

O jovem jogador, que alinha no Benfica, mas que já assinou contrato com o Bayern de Munique para a próxima temporada, vai chegar ao arranque do Euro2016, a 10 de junho, em França, com 18 anos e 296 dias, depois de se ter estreado por Portugal em março deste ano, num particular com a Bulgária.

Renato Sanches, que em dezembro 'saltou' da equipa B para a titularidade no conjunto principal da Luz, ultrapassa, assim, o 'capitão' e principal referência da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, até agora o mais jovem em fases finais de Europeus.

O avançado do Real Madrid tinha 19 anos e 127 dias por altura do Euro2004 - que se realizou em território luso - e no qual participou em seis encontros e marcou dois golos.

Em terceiro lugar está outro jogador que faz parte dos eleitos para o Euro2016, o guarda-redes Rui Patrício, que contava 20 anos e 112 dias no arranque do Euro2008, na Suíça e Áustria, embora não tenha sido utilizado em qualquer dos quatro encontros que Portugal disputou.

O guardião Moreira, o defesa Raphael Guerreiro (outra das apostas de Fernando Santos para este Europeu), os médios João Moutinho e Miguel Veloso e o avançados Nélson Oliveira, Nani e Hélder Postiga completam o 'top-10' dos mais novos a participar em Europeus.

Por outro lado, Renato Sanches será também o segundo jogador mais jovem desta fase final, sendo apenas superado pelo avançado da seleção inglesa e do Manchester United Marcus Rashford, que é 74 dias mais novo do que o médio do Benfica.

O terceiro lugar do 'ranking' é ocupado pelo médio da Turquia Emre Mor, com 18 anos e 331 dias.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Pyongyang cria vídeo a simular ataque a navios dos EUA
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos da América pretendem reforçar as sanções à Coreia do Norte e investir nos esforços diplomáticos. Contudo, a tensão militar persiste. Pyongyang emitiu um vídeo em que simula um ataque a navios norte-americanos.

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.