sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Renato Sanches é o português mais jovem de sempre em Europeus

O médio Renato Sanches vai tornar-se, aos 18 anos, o futebolista mais jovem de sempre a integrar uma seleção portuguesa em Campeonatos da Europa e será o segundo mais novo dos 552 jogadores que vão participar no Euro2016.

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

4. Renato Sanches, 35 milhões de euros + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique)

(LUSA/ Arquivo)

O jovem jogador, que alinha no Benfica, mas que já assinou contrato com o Bayern de Munique para a próxima temporada, vai chegar ao arranque do Euro2016, a 10 de junho, em França, com 18 anos e 296 dias, depois de se ter estreado por Portugal em março deste ano, num particular com a Bulgária.

Renato Sanches, que em dezembro 'saltou' da equipa B para a titularidade no conjunto principal da Luz, ultrapassa, assim, o 'capitão' e principal referência da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, até agora o mais jovem em fases finais de Europeus.

O avançado do Real Madrid tinha 19 anos e 127 dias por altura do Euro2004 - que se realizou em território luso - e no qual participou em seis encontros e marcou dois golos.

Em terceiro lugar está outro jogador que faz parte dos eleitos para o Euro2016, o guarda-redes Rui Patrício, que contava 20 anos e 112 dias no arranque do Euro2008, na Suíça e Áustria, embora não tenha sido utilizado em qualquer dos quatro encontros que Portugal disputou.

O guardião Moreira, o defesa Raphael Guerreiro (outra das apostas de Fernando Santos para este Europeu), os médios João Moutinho e Miguel Veloso e o avançados Nélson Oliveira, Nani e Hélder Postiga completam o 'top-10' dos mais novos a participar em Europeus.

Por outro lado, Renato Sanches será também o segundo jogador mais jovem desta fase final, sendo apenas superado pelo avançado da seleção inglesa e do Manchester United Marcus Rashford, que é 74 dias mais novo do que o médio do Benfica.

O terceiro lugar do 'ranking' é ocupado pelo médio da Turquia Emre Mor, com 18 anos e 331 dias.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".