sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Seis hooligans russos detidos na Alemanha por agressões

euro2016.sic.pt

Seis adeptos de futebol russos foram detidos em Colónia por agressões a três espanhóis. Entre a documentação encontravam-se bilhetes para os jogos do Euro 2016 da Rússia com a Inglaterra do passado sábado e da Rússia contra a Eslováquia. As autoridades investigam agora se estiveram envolvidos nos confrontos em Marselha.

Adepto russo detido por violência em Lille, França, a 15 de junho.

Adepto russo detido por violência em Lille, França, a 15 de junho.

© Wolfgang Rattay / Reuters

Pela documentação na posse dos detidos, a polícia alemã concluiu que os seis russos, com idades entre os 26 e os 30 anos, tinham apanhado um avião de Moscovo para Marselha, para assistir ao jogo entre a Rússia e a Inglaterra, e que na quinta-feira chegaram a Colónia de comboio, provenientes de Marselha.

Bilhetes para os jogos da Rússia com a Inglaterra e Eslováquia, assim como objetos característicos de adeptos radicais (hooligans), como protetores de dentes e lenços para cobrir o rosto, contavam-se entre os pertences dos detidos.

A polícia alemã vai agora entrar em contacto com a homóloga francesa para determinar se os seis russos detidos estiveram envolvidos nos desacatos violentos verificados nos últimos dias em Marselha.

De acordo com um comunicado da policia alemã, os detidos agrediram de "forma brutal' e assaltaram dois turistas espanhóis e um acompanhante que se encontravam nas imediações da catedral de Colónia.

A Polícia referiu inicialmente ter detido cinco russos, alcoolizados, mas o sexto elemento acabaria também por ser detido já no aeroporto de Colónia, quando pretendia embarcar num voo para Ibiza.

Quinta-feira, na cidade francesa de Marselha, três adeptos russos foram condenados a penas de prisão de um a dois anos por atos de violência, que provocaram já uma morte e 35 feridos na sua grande maioria entre os fãs britânicos.

  • Adeptos russos expulsos, cenas de violência em Marselha e Lille
    2:09

    Euro 2016

    França acaba de anunciar a expulsão de duas dezenas de adeptos russos. É a condenação das autoridades francesas pelos atos de violência cometidos em Marselha no sábado. A seleção russa mantém-se na competição, mas um incidente no estádio no jogo de ontem pode precipitar a saída mais cedo. E em Lille, foram captadas imagens de adeptos ingleses a atirar moedas ao chão, num gozo com crianças imigrantes que lutam para as alcançar.

  • França expulsa líder de extrema-direita e das claques russas

    Euro 2016

    O líder de extrema-direita e da associação de adeptos da Rússia vai ser expulso de França, no seguimento da violência que se registou por ocasião no Inglaterra-Rússia, em Marselha. Alexander Shprygin integra um grupo de 20 adeptos da seleção russa que estão a ser expulsos de França na sequência dos desacatos deste sábado.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.