sicnot

Perfil

Euro 2016

Euro 2016

Euro 2016

Seis hooligans russos detidos na Alemanha por agressões

euro2016.sic.pt

Seis adeptos de futebol russos foram detidos em Colónia por agressões a três espanhóis. Entre a documentação encontravam-se bilhetes para os jogos do Euro 2016 da Rússia com a Inglaterra do passado sábado e da Rússia contra a Eslováquia. As autoridades investigam agora se estiveram envolvidos nos confrontos em Marselha.

Adepto russo detido por violência em Lille, França, a 15 de junho.

Adepto russo detido por violência em Lille, França, a 15 de junho.

© Wolfgang Rattay / Reuters

Pela documentação na posse dos detidos, a polícia alemã concluiu que os seis russos, com idades entre os 26 e os 30 anos, tinham apanhado um avião de Moscovo para Marselha, para assistir ao jogo entre a Rússia e a Inglaterra, e que na quinta-feira chegaram a Colónia de comboio, provenientes de Marselha.

Bilhetes para os jogos da Rússia com a Inglaterra e Eslováquia, assim como objetos característicos de adeptos radicais (hooligans), como protetores de dentes e lenços para cobrir o rosto, contavam-se entre os pertences dos detidos.

A polícia alemã vai agora entrar em contacto com a homóloga francesa para determinar se os seis russos detidos estiveram envolvidos nos desacatos violentos verificados nos últimos dias em Marselha.

De acordo com um comunicado da policia alemã, os detidos agrediram de "forma brutal' e assaltaram dois turistas espanhóis e um acompanhante que se encontravam nas imediações da catedral de Colónia.

A Polícia referiu inicialmente ter detido cinco russos, alcoolizados, mas o sexto elemento acabaria também por ser detido já no aeroporto de Colónia, quando pretendia embarcar num voo para Ibiza.

Quinta-feira, na cidade francesa de Marselha, três adeptos russos foram condenados a penas de prisão de um a dois anos por atos de violência, que provocaram já uma morte e 35 feridos na sua grande maioria entre os fãs britânicos.

  • Adeptos russos expulsos, cenas de violência em Marselha e Lille
    2:09

    Euro 2016

    França acaba de anunciar a expulsão de duas dezenas de adeptos russos. É a condenação das autoridades francesas pelos atos de violência cometidos em Marselha no sábado. A seleção russa mantém-se na competição, mas um incidente no estádio no jogo de ontem pode precipitar a saída mais cedo. E em Lille, foram captadas imagens de adeptos ingleses a atirar moedas ao chão, num gozo com crianças imigrantes que lutam para as alcançar.

  • França expulsa líder de extrema-direita e das claques russas

    Euro 2016

    O líder de extrema-direita e da associação de adeptos da Rússia vai ser expulso de França, no seguimento da violência que se registou por ocasião no Inglaterra-Rússia, em Marselha. Alexander Shprygin integra um grupo de 20 adeptos da seleção russa que estão a ser expulsos de França na sequência dos desacatos deste sábado.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.