sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas - 1 ano

Atentados em Bruxelas

Bombista dos ataques de Bruxelas tinha sido deportado da Turquia

Em atualização

Um dos bombistas suicidas dos ataques de ontem, em Bruxelas, foi deportado da Turquia no ano passado. A revelação foi feita hoje pelo Presidente turco durante uma conferência de imprensa.

Tayyip Erdogan adiantou que um dos bombistas foi detido em junho do ano passado na fronteira com a Síria e deportado em para a Holanda - e não para a Bélgica como foi inicialmente noticiado, corrigiu a Associated Press.

As autoridades europeias foram alertadas de que se trataria de um terrorista, mas o Presidente turco diz que apesar dos avisos de Ancara, a Bélgica soltou El Bakraoui porque não conseguiu estabelecer uma ligação entre o jovem e os grupos terroristas.

Um alto responsável turco especificou entretanto que o bombista é Ibrahim El Bakraoui, formalmente identificado pelas autoridades belgas como um dos homens que se explodiu no aeroporto de Bruxelas.

Entre 2011 e junho de 2015, a Turquia deteve e deportou mais de 2.700 suspeitos, a maior parte dos quais europeus, que tentavam entrar na Síria para se juntar ao grupo extremista Daesh. Aqueles deportados ficam, por norma, em liberdade quando regressam aos seus países de origem.

Última atualização às 18:57

  • Prosseguem buscas por condutor da carrinha no ataque em Barcelona
    2:38