sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Paços do Concelho de Lisboa iluminados com as cores da Bélgica

Os Paços do Concelho de Lisboa vão ser hoje iluminados a preto, amarelo e vermelho, as cores da bandeira da Bélgica, como forma de homenagem às vítimas dos ataques que aconteceram hoje em Bruxelas, informou fonte municipal.

ANT\303\223NIO COTRIM

"Os Paços do Concelho vão ser iluminados às 21:00 com as cores da bandeira da Bélgica", afirmou fonte oficial do município à agência Lusa.

A mesma fonte indicou ainda que marcarão presença nesta "singela homenagem" o embaixador da Bélgica em Portugal, Boudewijn Dereymaerker, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, assim como os restantes vereadores. Será também cumprido um minuto de silêncio, em solidariedade para com as vítimas.

Pelo menos 34 pessoas morreram e perto de duas centenas ficaram feridas nas três explosões registadas hoje em Bruxelas - duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maelbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga.

As três explosões foram qualificadas pelas autoridades belgas como atentados terroristas e foram reivindicadas entretanto pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

Lusa

  • Passageiros em fuga ajudados pelos moradores de Zaventem
    0:57

    Atentados em Bruxelas

    Doze horas depois dos atentados, Zaventem é ainda um aeroporto-fantasma. As explosões desta manhã provocaram a fuga imediata de milhares de pessoas, algumas delas ajudadas pela população local. A segurança obrigou depois outras centenas de passageiros a sair dos aviões que se preparavam para descolar de Bruxelas.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.