sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Polícia belga centra atenções no bairro de Schaerbeek

Polícia belga centra atenções no bairro de Schaerbeek

Bruxelas viveu em estado de sítio durante a noite com as operações policiais em curso, depois dos atentados de ontem no metro e no aeroporto, que fizeram 34 mortos e 200 feridos. Foi no bairro de Schaerbeek que se concentram as atenções da polícia belga, depois de ter sido descoberto um engenho explosivo, semelhante aos utilizados no metro, com pregos e parafusos no interior. Foram encontrados ainda produtos químicos e uma bandeira do Daesh.

Na mira do helicóptero das autoridades belgas está o bairro de Scharbeek onde as buscas e suspeitas não são de agora, mas por aqui já tinham passado aquando dos atentados de Paris.

A zona a seguir à gare do norte da capital belga, estação de comboio que liga diretamente ao aeroporto fica também na linha da estação de metro de Maelbeek, a norte deste bairro alvo da ação terrorista desta terça-feira.

A polícia tem razões para concentrar os esforços nas ruas desta área, num raio de cinco quilómetros, para onde envia um batalhão de meios de unidades de intervenção especial brigadas anti-terrorismo e da polícia científica.

Numa das rusgas, num apartamento foram encontrados produtos químicos um engenho explosivo e uma bandeira do Daesh.

A polícia belga procura um homem, o terceiro suspeito que liga ao atentado no aeroporto como o bombista que fugiu.

Para a praça Marie-Louise, à saída do metro de Maalbeek, há dezenas de polícias, depois de uma testemunha ter denunciado a presença de um automóvel, com a chave na ignição e o motor a trabalhar.

Há estradas cortadas e a cada esquina é visível o forte dispositivo na caça ao homem em Schaerbeek

O Ministério Público adiantou que há investigações a decorrer noutras partes da Bélgica.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.