sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Polícia belga centra atenções no bairro de Schaerbeek

Polícia belga centra atenções no bairro de Schaerbeek

Bruxelas viveu em estado de sítio durante a noite com as operações policiais em curso, depois dos atentados de ontem no metro e no aeroporto, que fizeram 34 mortos e 200 feridos. Foi no bairro de Schaerbeek que se concentram as atenções da polícia belga, depois de ter sido descoberto um engenho explosivo, semelhante aos utilizados no metro, com pregos e parafusos no interior. Foram encontrados ainda produtos químicos e uma bandeira do Daesh.

Na mira do helicóptero das autoridades belgas está o bairro de Scharbeek onde as buscas e suspeitas não são de agora, mas por aqui já tinham passado aquando dos atentados de Paris.

A zona a seguir à gare do norte da capital belga, estação de comboio que liga diretamente ao aeroporto fica também na linha da estação de metro de Maelbeek, a norte deste bairro alvo da ação terrorista desta terça-feira.

A polícia tem razões para concentrar os esforços nas ruas desta área, num raio de cinco quilómetros, para onde envia um batalhão de meios de unidades de intervenção especial brigadas anti-terrorismo e da polícia científica.

Numa das rusgas, num apartamento foram encontrados produtos químicos um engenho explosivo e uma bandeira do Daesh.

A polícia belga procura um homem, o terceiro suspeito que liga ao atentado no aeroporto como o bombista que fugiu.

Para a praça Marie-Louise, à saída do metro de Maalbeek, há dezenas de polícias, depois de uma testemunha ter denunciado a presença de um automóvel, com a chave na ignição e o motor a trabalhar.

Há estradas cortadas e a cada esquina é visível o forte dispositivo na caça ao homem em Schaerbeek

O Ministério Público adiantou que há investigações a decorrer noutras partes da Bélgica.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.