sicnot

Perfil

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Atentados em Bruxelas

Mulher em choque na imagem que correu mundo é hospedeira de bordo

Uma companhia aérea indiana confirmou que a mulher em estado de choque fotografada, logo após os ataques no Aeroporto de Zaventem, é hospedeira de bordo. A fotografia foi amplamente divulgada e tornou-se numa das imagens que melhor mostra o medo e o sofrimento das vítimas em Bruxelas.

Ketevan Kardava / AP

Nidhi Chaphekar, de 40 anos, mãe de dois filhos, preparava-se para embarcar num voo para os Estados Unidos quando foi apanhada pela dupla explosão no terminal em que se encontrava.

A fotografia foi captada por Ketevan Kardava, repórter freelancer a trabalhar em Bruxelas, e divulgada pela agências internacionais, mas a Internet encarregou-se de tornar a imagem viral através da hashtag #PrayForNidhi.

Outra mulher aparece na fotografia ao lado de Nidhi Chaphekar, mas ao contrário da hospedeira de bordo que surge aterrorizada e coberta de sangue, parece encontrar algum alívio com quem fala ao telemóvel.

Os familiares de Nidhi Chaphekar, natural de Mumbai, procuravam desesperadamente informações quando a identificaram na imagem que começou a circular na Internet.

"Nós estávamos à procura de informação nos media online sobre as explosões em Bruxelas quando vimos a foto. A nossa primeira reação foi: está viva, graças a Deus que está viva!", disse um cunhado de Nidhi Chaphekar em entrevista à Associated Press.

Pelo menos 31 pessoas morreram nas duas explosões no Aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek, em pleno centro da capital belga. O número de feridos foi revisto na quarta-feira para 300. Os atentados foram reivindicados pelo Daesh.

  • Bélgica é considerada o epicentro do radicalismo na Europa
    3:11

    Atentados em Bruxelas

    São vários os ataques de radicais com alguma ligação à Bélgica. Os atentados de Bruxelas, tal como os de Paris, vieram confirmar que o país é um problema no que toca a células jihadistas. O primeiro manual da Jihad na Europa, foi descoberto há 20 anos na Bélgica. Hoje o país é o maior fornecedor europeu per capita de combatentes para o autoproclamado Estado Islâmico, sendo assim considerado o epicentro do radicalismo na Europa.

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.