sicnot

Perfil

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais Sol da Caparica e Bons Sons dedicados à música portuguesa

Com quase 80 concertos, quase todos de música portuguesa, hoje começam os festivais Bons Sons e Sol da Caparica, um no interior centro do país e outro junto ao mar.

Separados por cerca de 150 quilómetros, os dois festivais - que terminam no domingo - propõem experiências distintas tendo por matéria a música que se faz em Portugal e no espaço da lusofonia.

O Sol da Caparica cumpre a segunda edição no parque urbano da Costa de Caparica (Almada) e a organização espera superar os 65.000 espectadores de 2014 com as onze horas diárias de concertos. Por lá vão passar nomes mais recentes, como Agir e DJ Marfox, mas também Linda Martini, Jorge Palma, Xutos & Pontapés, Brigada Victor Jara ou o brasileiro Marcelo D2.

Ao Sol da Caparica juntam-se ainda o fadista Camané e o músico Carlão, os dois artistas que também estarão no Bons Sons, o festival que ocupa a pequena aldeia de Cem Soldos, perto de Tomar.

Aqui, os concertos acontecerão em oito palcos espalhados pela aldeia, dentro e fora de portas, e com uma programação definida, seja mais virada para a música tradicional seja para as linguagens mais recentes.

Quem lá for encontrará os Clã, Manel Cruz, Ana Moura, Camané, Bruno Pernadas, o guitarrista Tó Trips, o pianista Júlio Resende, os Riding Pânico, os Penicos de Prata, Xinobi, DJ Nigga Fox e DJ Firmeza.

Depois de ter sido um festival bienal, o Bons Sons transita agora para anual, mobilizando os habitantes da aldeia em torno destes quatro dias de música, mas também de cinema e artes urbanas. Em 2014, o festival contou com 38.000 espectadores.

Tanto no Sol da Caparica como no Bons Sons este ano investe-se na programação para o público mais novo.

Na Costa de Caparica o domingo é dedicado às crianças, com concertos de Luísa Sobral e Avô Cantigas e várias atividades lúdicas.

Em Cem Soldos, as manhãs do festival foram guardadas para as crianças até aos dez anos, com ateliers de música tradicional e sessões de música para bebés.

Em cada um destes festivais o bilhete diário custa 15 euros e o passe 35 euros.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.