sicnot

Perfil

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Festivais de Verão

Fado ganha palco próprio no Festival Alive em Algés

O Festival Alive, que se realiza em julho, no passeio marítimo de Algés, nos arredores de Lisboa, dedica este ano, pela primeira vez, um palco ao fado, apresentado como "o género musical mais importante da música popular portuguesa".

Na programação hoje divulgada, a organização anunciou, em comunicado, um sétimo palco, que "nasce numa zona renovada do recinto, com cenografia própria, que irá envolver todos os festivaleiros, num ambiente tradicional português".

Ana Sofia Varela, Marco Rodrigues, Vanessa Alves, Marco Oliveira, Raquel Tavares e Hélder Moutinho são alguns dos nomes que irão passar por este palco, denominado "O EDP Fado Café", assim como os Dead Combo, o grupo as Cordas da Má Fama e Tiago Bettencourt, "com um espetáculo especialmente preparado para este palco, no qual o cantor irá revisitar temas do cancioneiro nacional que mais o influenciaram ao longo da sua carreira".

"A requalificação de uma rua, com 150 metros de comprimento, eminentemente inspirada na traça pombalina, irá albergar vários elementos da cultura portuguesa, entre eles a recriação do Museu da Eletricidade e do futuro Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia", e será nesta área do NOS Alive que vai ser colocado o novo palco, assim como espaços de comércio, um projeto da autoria do arquiteto Rui Francisco.

O festival decorre de 7 e 9 de julho e, neste último dia, o palco fadista "será brindado com uma programação" preparada pelo programador da casa de fados, Mesa de Frades, em Alfama.

"E porque há momentos que têm de ser revividos, o NOS Alive vai ainda recuperar a pista de slow; entre as 00:00 e as 04:00, o EDP Fado Cafe vai contar com voz, saxofone e piano, onde será sempre hora para dançar", lê-se no mesmo comunicado.

A 10.ª edição do Festival NOS Alive abre daqui por cem dias e, entre os nomes já anunciados para os outros palcos, estão os norte-americanos Band of Horses que já atuaram em 2013.

A banda de Seattle, que está em estúdio a preparar um novo álbum, atuará a 9 de julho, no mesmo dia de Arcade Fire, M83, Grimes, José González, Paus, Ratatat e Calexico.

Entre os mais de trinta nomes já confirmados, estão os Radiohead, Calexico, Pixies, Father John Misty, Carlão, Tame Impala, Robert Plant, antigo vocalista da banda Led Zeppelin, e ainda, Wolf Alice, Years & Years, The Chemical Brothers e os portugueses Paus.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.