sicnot

Perfil

Festival de Literatura-Mundo do Sal

À conversa com José Luiz Tavares

À conversa com José Luiz Tavares

Raquel Marinho

Jornalista

José Luiz Tavares nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde em 1967. Estudou literatura e filosofia em Portugal, onde reside, e publicou vários livros de poesia, que lhe valeram vários Prémios Literários. Foi um dos convidados do Festival de Literatura-Mundo do Sal, onde lançou o seu mais recente livro "Polaroides de Distintos Naufrágios", pela editora Rosa de Porcelana.Esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com Inocência Mata
    18:10

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    Inocência Mata é Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e professora da Faculdade de Letras na área de Literaturas, Artes, e Culturas. É membro da Associação Internacional de Estudos Africanos, membro fundador da União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe, sócia honorária da Associação de Escritores Angolanos e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa - Classe de Letras. Dá actualmente aulas na Universidade de Macau, e está em Cabo Verde, na Ilha do Sal, para participar no Festival Literatura-Mundo do Sal. Esta manhã, esteve à conversa com a jornalista Raquel Marinho.

  • À conversa com Germano Almeida
    24:46

    Festival de Literatura-Mundo do Sal

    "A minha ideia de escrever histórias é como se estivesse a contar histórias. Tenho sempre, digamos, alguém a quem estou a contar uma história. Por isso é que o estilo é coloquial." Germano Almeida, Ilha da Boavista, 1945, estreou-se como contista no início da década de 80 na revista Ponto & Vírgula, e tem uma obra de ficção de quase duas dezenas de livros. A sua obra está traduzida e publicada em vários países, sendo "O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo" um dos seus títulos mais conhecidos. É um dos convidados do Festival Literatura-Mundo do Sal, em Cabo Verde, onde conversou com a jornalista Raquel Marinho.

  • Encontrados destroços do avião que caiu no Irão

    Mundo

    As autoridades iranianas encontraram destroços do avião que caiu no domingo no sudeste do país, matando as 66 pessoas que seguiam a bordo, revelou um porta-voz da Guarda Revolucionária, o exército de elite do regime.

  • 2,6 milhões de bebés morrem antes de completar um mês

    Mundo

    Os recém-nascidos no Paquistão, República Centro-Africana e Afeganistão são os que têm menor probabilidade de sobreviver, de acordo com um relatório da Unicef que revela que todos os anos 2,6 milhões de crianças morrem antes de completar um mês. Sobretudo nos países mais pobres do mundo, o número de mortes de recém-nascidos a nível global mantém-se assustadoramente elevado.

  • Galp regista lucro de 602 M€ em 2017 

    Economia

    A Galp registou um lucro de 602 milhões de euros no ano passado. Uma subida de 25 por cento em relação a 2016. De acordo com a empresa, os resultados devem-se sobretudo ao aumento da produção de petróleo e gás natural no Brasil, bem como o crescimento dos negócios da refinação e distribuição.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC