sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

FIFA apresenta lucro de 310 milhões de euros

A FIFA informou hoje ter registado um lucro de 338 milhões de dólares (cerca de 310 milhões de euros), relativamente a um volume de negócios de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,2 mil milhões de euros), no quadriénio 2011/2014.

© Arnd Wiegmann / Reuters

Para a obtenção deste resultado, aprovado hoje durante o congresso da FIFA, contribuiu significativamente o rendimento obtido com a organização do Campeonato do Mundo do Brasil2014.

"O ciclo 2011/14 foi concluído não só com sucesso desportivo, com o Mundial do Brasil 2014, como financeiro", congratulou-se o vice-presidente da FIFA, Issa Hayatou, referindo que tal permitiu aumentar as reservas para 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros).

Estas reservas, segundo o responsável financeiro do organismo que tutela o futebol a nível mundial, Markus Kattner, "são indispensáveis para a salvaguarda da FIFA, que depende, em grande parte, dos lucros da organização dos mundiais".

O crescimento registado, refere ainda o relatório da FIFA, ficou a dever-se em grande parte ao aumento significativo das receitas com os direitos televisivos e 'marketing'.

"O Brasil organizou um excelente campeonato do mundo, colorido e espetacular, com os estádios cheios, o que deixou os patrocinadores satisfeitos e traduziu-se num resultado financeiro positivo", adiantou o responsável pela comissão das finanças da FIFA, Issa Hayatou.  

Os resultados obtidos, ainda segundo o dirigente camaronês, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), irá permitir reinvestir no futebol uma grande parte das receitas obtidas.

A FIFA acrescenta ainda que 72 por cento do dinheiro gasto é "investido diretamente no futebol". 

Assim, dos 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros) gastos no Mundial do Brasil2014, 476 milhões de dólares (cerca de 437 milhões de euros) reverteram para as 32 seleções participantes.

Face a este resultado, que permitiu aumentar as reservas da FIFA para 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros), a FIFA distribuiu entre 2011 e 2014 um pouco mais de mil milhões de dólares (cerca de 918 milhões de euros) em programas de desenvolvimento das 209 federações associadas.


Lusa
  • Google anuncia alterações para combater notícias falsas

    Mundo

    A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC