sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

FIFA apresenta lucro de 310 milhões de euros

A FIFA informou hoje ter registado um lucro de 338 milhões de dólares (cerca de 310 milhões de euros), relativamente a um volume de negócios de 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 5,2 mil milhões de euros), no quadriénio 2011/2014.

© Arnd Wiegmann / Reuters

Para a obtenção deste resultado, aprovado hoje durante o congresso da FIFA, contribuiu significativamente o rendimento obtido com a organização do Campeonato do Mundo do Brasil2014.

"O ciclo 2011/14 foi concluído não só com sucesso desportivo, com o Mundial do Brasil 2014, como financeiro", congratulou-se o vice-presidente da FIFA, Issa Hayatou, referindo que tal permitiu aumentar as reservas para 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros).

Estas reservas, segundo o responsável financeiro do organismo que tutela o futebol a nível mundial, Markus Kattner, "são indispensáveis para a salvaguarda da FIFA, que depende, em grande parte, dos lucros da organização dos mundiais".

O crescimento registado, refere ainda o relatório da FIFA, ficou a dever-se em grande parte ao aumento significativo das receitas com os direitos televisivos e 'marketing'.

"O Brasil organizou um excelente campeonato do mundo, colorido e espetacular, com os estádios cheios, o que deixou os patrocinadores satisfeitos e traduziu-se num resultado financeiro positivo", adiantou o responsável pela comissão das finanças da FIFA, Issa Hayatou.  

Os resultados obtidos, ainda segundo o dirigente camaronês, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), irá permitir reinvestir no futebol uma grande parte das receitas obtidas.

A FIFA acrescenta ainda que 72 por cento do dinheiro gasto é "investido diretamente no futebol". 

Assim, dos 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros) gastos no Mundial do Brasil2014, 476 milhões de dólares (cerca de 437 milhões de euros) reverteram para as 32 seleções participantes.

Face a este resultado, que permitiu aumentar as reservas da FIFA para 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros), a FIFA distribuiu entre 2011 e 2014 um pouco mais de mil milhões de dólares (cerca de 918 milhões de euros) em programas de desenvolvimento das 209 federações associadas.


Lusa
  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43

    Mundo

    António Guterres condenou a onda de violência e discriminação contra os rohingya em Myanmar, na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU pediu ainda às autoridades do país para acabarem com as operações militares e protegerem a comunidade ameaçada.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição na ilha Dominica
    1:52
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22