sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Mbeki nega subornos na escolha da sede do Mundial 2010

O antigo Presidente sul-africano Thabo Mbeki negou hoje que o país tenha pagado subornos para ganhar a corrida à organização do Campeonato do Mundo de de futebol de 2010.  

Antigo Presidente sul-africano Thabo Mbeki (Reuters/ Arquivo)

Antigo Presidente sul-africano Thabo Mbeki (Reuters/ Arquivo)

© Stringer . / Reuters

"Não sei de ninguém do governo que tenha pagado subornos com o objetivo de o nosso país fosse premiado com o direito de receber o Mundial", disse Mbeki, em comunicado, acrescentando que "nenhum direito público foi alguma vez usado para subornos". 

 
 

O ex-presidente garantiu ainda que o seu governo "nunca teria pagado qualquer suborno, mesmo que lhe fosse pedido". 

 
 

Uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou que "um alto responsável da candidatura da África do Sul", cujo nome não foi revelado, entregou uma mala de dinheiro num hotel em Paris. 

 
 

A acusação defende também que o governo da África do Sul teria autorizado que os 10 milhões de euros que deveria receber pela candidatura fossem transferidos para pagar subornos ao antigo vice-presidente da FIFA Jack Warner.



Lusa

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.