sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Romário considera "vergonhoso" apoio de Pelé a Blatter

Romário de Souza Farías, lenda do futebol brasileiro e atualmente senador, classificou esta terça-feira de "vergonhoso" o apoio de Pelé ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, manifestado em pleno escândalo de corrupção no organismo.

"Pelé calado é um poeta", disse Romário, em declarações tornadas públicas no portal UOL, recuperando uma frase que ele mesmo utilizou há anos, em polémica com Pelé. "Lamentavelmente, essa frase tem de ser repetida. Ele não pode estar de acordo com o quinto mandato de Blatter, quando mais que nunca se demonstra que a FIFA é corrupta". (Arquivo)

"Pelé calado é um poeta", disse Romário, em declarações tornadas públicas no portal UOL, recuperando uma frase que ele mesmo utilizou há anos, em polémica com Pelé. "Lamentavelmente, essa frase tem de ser repetida. Ele não pode estar de acordo com o quinto mandato de Blatter, quando mais que nunca se demonstra que a FIFA é corrupta". (Arquivo)

Victor R. Caivano / AP

"Pelé calado é um poeta", disse Romário, em declarações tornadas públicas no portal UOL, recuperando uma frase que ele mesmo utilizou há anos, em polémica com Pelé. "Lamentavelmente, essa frase tem de ser repetida. Ele não pode estar de acordo com o quinto mandato de Blatter, quando mais que nunca se demonstra que a FIFA é corrupta".

A reeleição de Blatter, dois dias depois de sete dirigentes da FIFA terem sido detidos no âmbito de uma investigação de corrupção, foi considerado por Pelé como vantajosa, por "ser melhor ter gente com experiência" para enfrentar a crise. 

Romário adverte que "a investigação ainda não acabou e muitas coisas se podem passar", incluindo a detenção do próprio Blatter. 

Entretanto, Romário pediu ao Senado do Brasil uma investigação parlamentar sobre os negócios do futebol no Brasil, nomeadamente atendendo à implicação no processo de José Maria Marín, antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A investigação deverá abarcar não só a Taça e o Campeonato do Brasil mas também Taça das Confederações de 2013 e o Mundial de 2014, que tiveram por palco o Brasil.
Lusa
  • Arderam mais duas casas em Mação

    País

    O presidente da Câmara de Mação, distrito de Santarém, disse esta quarta-feira que durante a tarde arderam duas casas em aldeias do concelho e que as chamas que lavram desde domingo estão longe de estar controladas.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14