sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Secretário-geral da FIFA rejeita qualquer culpa no escândalo de corrupção

O secretário-geral da FIFA garantiu esta quarta-feira não ter qualquer arrependimento, na sequência das acusações do New York Times, que noticiou na segunda-feira que Jérôme Valcke tinha transferido milhões de euros para as contas de Jack Warner.

PATRICK B. KRAEMER

"Não tenho qualquer razão para dizer que não devo continuar como secretário-geral, não tenho nenhuma responsabilidade, não tenho nada a apontar-me, não tenho de provar que sou inocente", disse o francês em entrevista à estação de rádio France Info.

Na segunda-feira, o New York Times noticiou que Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, autorizou transferências bancárias no valor de 10 milhões de dólares (cerca de 9,1 milhões de euros) para contas controladas por Jack Warner, um dos implicados no escândalo de corrupção do organismo, que então era presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF).

"Num determinado momento, no seguimento de uma decisão do governo sul-africano, a FIFA recebeu uma carta que pedia para retirar do orçamento do comité de organização do Mundial 2010 uma soma de dez milhões de dólares, para que fosse dirigida ao programa Diaspora Legacy. Estes fundos deviam ser geridos pelo presidente da CONCACAF Jack Warner, pelo que esta foi enviada para as contas indicadas por Jack Warner", explicou Valcke.

O secretário-geral da FIFA esclareceu que não tem o poder de autorizar um pagamento, "sobretudo um pagamento de dez milhões de dólares".

"Essa carta partiu do presidente da comissão de finanças, quando os sul-africanos confirmaram a decisão de retirar os dez milhões e Jack Warner, que era vice-presidente da comissão de finanças, aceitou. O visto de Julio Grondona [presidente da comissão de finanças] foi carimbado e a decisão foi validada", relatou. 

O New York Times, que citou autoridades federais ligadas ao processo que corre nos Estados Unidos, escreveu que estas transferências são um elemento-chave na investigação sobre corrupção que abala o organismo máximo do futebol, que já levou à demissão do seu presidente, o suíço Joseph Blatter, de quem Valcke era o 'braço direito'.

"Sempre disse que era o secretário-geral de Sepp Blatter. No início de 2016, haverá um novo presidente da FIFA e, em geral, um presidente escolhe o seu secretário-geral", acrescentou Valcke à France Info.
Lusa
  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17