sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Zico garante que vai avançar com candidatura à presidência da FIFA

Zico, uma das maiores figuras do futebol brasileiro, confirmou na quarta-feira a intenção de se candidatar à presidência da FIFA, numa entrevista à edição eletrónica do jornal O Globo.

Felipe Dana

"Vou candidatar-me. Agora temos de esperar como as coisas vão acontecer [processo eleitoral]", disse Zico, salientando os apoios que recebeu depois de, numa mensagem na rede social facebook, ter lançado a ideia de tentar suceder ao suíço Joseph Blatter, que se demitiu na terça-feira.

Acreditando que haverá "uma nova mentalidade" após a saída de Blatter, o selecionador do Japão diz, contudo, não contar com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Vamos esperar pelas regras do jogo para saber o que necessito fazer, mas quero mostrar às pessoas o que posso oferecer. Se só puder mandar cartas, porque os recursos só dão para isso, então fá-lo-ei. Até posso fazer [campanha eleitoral] por mensagens do watsapp", disse.

O ex-futebolista lembrou a sua experiência dentro do campo, mas também como ministro do Desporto no governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992) e como dirigente no Brasil e no Japão.

Sobre a possibilidade de enfrentar o amigo Michel Platini, presidente da UEFA, Zico disse que ainda não falou com o francês, mas não descartou enfrentá-lo, nem uma possível aliança.

Joseph Blatter demitiu-se na terça-feira da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e anunciou a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

O suíço anunciou a sua saída apenas quatro dias após a sua reeleição para um quinto mandato na presidência da FIFA, que aconteceu já depois da detenção de sete dirigentes do organismo.

O dirigente, de 79 anos de idade, que ocupava o cargo desde 1998, afirmou que não também se vai recandidatar ao lugar.

Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.