sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Secretário-geral da FIFA diz que não se sente responsável pela alegada corrupção

O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, afirmou esta sexta-feira que não se sente responsável pela situação que atravessa o organismo que tutela o futebol mundial, envolto num escândalo de alegada corrupção.

"Não penso que seja responsável, faço parte da direção e estou muito orgulhoso do que a FIFA tem feito nos últimos anos", disse Jerome Valcke.

"Não penso que seja responsável, faço parte da direção e estou muito orgulhoso do que a FIFA tem feito nos últimos anos", disse Jerome Valcke.

Dmitry Lovetsky / AP

"Não penso que seja responsável, faço parte da direção e estou muito orgulhoso do que a FIFA tem feito nos últimos anos", disse Jerome Valcke durante a conferência de imprensa de antevisão do sorteio de sábado para as qualificações para o Mundial2018, na Rússia.

Jerome Valcke acrescentou que deixará o cargo após a eleição do próximo presidente da FIFA, que tem o ato eleitoral marcado para 26 de fevereiro de 2016, defendendo que, se fosse ele o eleito, também escolheria um novo secretário-geral.

Questionado sobre o seu futuro, e evitando responder a questões incómodas, Jerome Valcke acrescentou que agora terá a oportunidade, após a saída da FIFA, de ter uma vida privada.

Quanto à preparação em curso para o Mundial2018, o secretário-geral da FIFA considerou a organização russa, comparativamente à do Brasil, como um "comboio de alta velocidade".

"Com o Brasil foi mais apertado, havia mais problemas no momento de preparação, houve até preocupações nos últimos dias antes dos jogos, mas no final, o Mundial foi um sucesso", referiu.

O secretário-geral da FIFA considerou que os preparativos na Rússia, salvo raras exceções, como um ligeiro atraso na construção de um estádio, são "relaxantes e permitem considerar o futuro com calma".

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.