sicnot

Perfil

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Corrupção na FIFA

Suíça aprova extradição de Eduardo Li para os EUA

O Ministério da Justiça da Suíça aprovou a extradição para os Estados Unidos do costa-riquenho Eduardo Li, um dos dirigentes da FIFA detidos em maio, quando eclodiu uma crise sem precedentes no organismo que rege o futebol.

"O departamento federal de justiça (FoJ) aprovou a extradição de Eduardo Li para os Estados Unidos. O cidadão costa-riquenho tem 30 dias para recorrer para o Tribunal Criminal Federal Suíço da decisão do FoJ", lê-se no comunicado do Ministério da Justiça judicial helvético.

Li, antigo presidente da federação de futebol da Costa Rica, foi detido a 27 de maio, em Zurique, na sequência de uma investigação das entidades norte-americanas sobre a venda de direitos de transmissão de jogos de futebol.

As detenções decorreram da colaboração entre as instâncias judiciais suíças e a procuradoria de Nova Iorque, sob acusação de terem aceitado subornos e comissões desde os anos 90, a troca de favores.

Nesse mesmo dia, o Ministério Público da Suíça suíço abriu uma investigação a alegados atos de corrupção nas eleições das sedes para os Mundiais de 2018 (na Rússia) e 2022 (no Qatar).

A FIFA foi abalada por este escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter para a presidência do organismo, no processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou a acusações a 14 pessoas, nove das quais dirigentes da FIFA e quatro empresários, ligados à área do 'marketing' desportivo.

O príncipe jordano Ali bin Al Hussein, antigo vice-presidente da FIFA, o francês Michel Platini, presidente da UEFA, o sul-coreano Chung Mong-Joon, também antigo vice-presidente da FIFA, e o ex-futebolista brasileiro Zico já anunciaram que são candidatos à sucessão de Blatter.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.