sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES em protesto junto ao edifício da Alfândega do Porto

galeria de fotos

Cerca de cinco dezenas de lesados do Banco Espírito Santo protestaram esta manhã em frente ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto pela devolução do dinheiro investido em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES). 

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

"Devolvam-nos o nosso dinheiro", "paguem aquilo que devem" e "tenham vergonha" eram algumas das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes, cerca das 10:00 da manhã.

 

No interior do edifício, encontram-se representantes dos vários partidos políticos a participar no "Encontro I.P.S.S. - Na defesa do Estado Social", entre os quais o vice-primeiro-ministro Paulo Portas (CDS/PP) e o presidente do grupo parlamentar do PSD Luís Montenegro.


Lusa

  • Clientes lesados do BES acusam BdP de não controlar papel comercial
    2:17

    Queda do BES

    Os clientes lesados do BES acusam o Banco de Portugal (BdP) de falhar na supervisão. Antes do colapso do banco, o governador mandou criar uma conta específica para reembolsar os 2500 pequenos investidores, mas nunca controlou essa conta, que acabou por ser utilizada por Ricardo Salgado para pagar a clientes de topo. A SIC falou com Nuno Lopes Pereira, Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial.

  • Auditoria forense ao BES aponta quatro atos de gestão ruinosa
    2:06

    Economia

    É um documento arrasador para Ricardo Salgado e para as administrações que liderou. A auditoria forense pedida pelo Banco de Portugal dá conta de 21 desobediências do ex-presidente do BES ao supervisor, em apenas sete meses, e de, pelo menos, quatro práticas de gestão ruinosa. É ainda dito que foram feitos empréstimos a administradores e empresas do grupo Espírito Santo, às escondidas do Banco de Portugal, que já tinha proibido qualquer crédito. As conclusões já foram enviadas ao Ministério Público.

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.