sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES em protesto junto ao edifício da Alfândega do Porto

galeria de fotos

Cerca de cinco dezenas de lesados do Banco Espírito Santo protestaram esta manhã em frente ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto pela devolução do dinheiro investido em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES). 

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

"Devolvam-nos o nosso dinheiro", "paguem aquilo que devem" e "tenham vergonha" eram algumas das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes, cerca das 10:00 da manhã.

 

No interior do edifício, encontram-se representantes dos vários partidos políticos a participar no "Encontro I.P.S.S. - Na defesa do Estado Social", entre os quais o vice-primeiro-ministro Paulo Portas (CDS/PP) e o presidente do grupo parlamentar do PSD Luís Montenegro.


Lusa

  • Clientes lesados do BES acusam BdP de não controlar papel comercial
    2:17

    Queda do BES

    Os clientes lesados do BES acusam o Banco de Portugal (BdP) de falhar na supervisão. Antes do colapso do banco, o governador mandou criar uma conta específica para reembolsar os 2500 pequenos investidores, mas nunca controlou essa conta, que acabou por ser utilizada por Ricardo Salgado para pagar a clientes de topo. A SIC falou com Nuno Lopes Pereira, Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial.

  • Auditoria forense ao BES aponta quatro atos de gestão ruinosa
    2:06

    Economia

    É um documento arrasador para Ricardo Salgado e para as administrações que liderou. A auditoria forense pedida pelo Banco de Portugal dá conta de 21 desobediências do ex-presidente do BES ao supervisor, em apenas sete meses, e de, pelo menos, quatro práticas de gestão ruinosa. É ainda dito que foram feitos empréstimos a administradores e empresas do grupo Espírito Santo, às escondidas do Banco de Portugal, que já tinha proibido qualquer crédito. As conclusões já foram enviadas ao Ministério Público.

  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Inspetores do SEF cansados das promessas do Governo
    1:00

    País

    O sindicato do SEF garante que a segurança contra o terrorismo vai ser assegurada na greve de quinta-feira e sexta-feira nos aeroportos. Acácio Pereira, do sindicato, diz que os inspetores são quase escravos e que estão fartos das promessas do Governo. A greve deverá afetar cerca de 30 mil pessoas. 

  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".