sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do BES em protesto junto ao edifício da Alfândega do Porto

galeria de fotos

Cerca de cinco dezenas de lesados do Banco Espírito Santo protestaram esta manhã em frente ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto pela devolução do dinheiro investido em papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES). 

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

LUSA/ ESTELA SILVA

"Devolvam-nos o nosso dinheiro", "paguem aquilo que devem" e "tenham vergonha" eram algumas das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes, cerca das 10:00 da manhã.

 

No interior do edifício, encontram-se representantes dos vários partidos políticos a participar no "Encontro I.P.S.S. - Na defesa do Estado Social", entre os quais o vice-primeiro-ministro Paulo Portas (CDS/PP) e o presidente do grupo parlamentar do PSD Luís Montenegro.


Lusa

  • Clientes lesados do BES acusam BdP de não controlar papel comercial
    2:17

    Queda do BES

    Os clientes lesados do BES acusam o Banco de Portugal (BdP) de falhar na supervisão. Antes do colapso do banco, o governador mandou criar uma conta específica para reembolsar os 2500 pequenos investidores, mas nunca controlou essa conta, que acabou por ser utilizada por Ricardo Salgado para pagar a clientes de topo. A SIC falou com Nuno Lopes Pereira, Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial.

  • Auditoria forense ao BES aponta quatro atos de gestão ruinosa
    2:06

    Economia

    É um documento arrasador para Ricardo Salgado e para as administrações que liderou. A auditoria forense pedida pelo Banco de Portugal dá conta de 21 desobediências do ex-presidente do BES ao supervisor, em apenas sete meses, e de, pelo menos, quatro práticas de gestão ruinosa. É ainda dito que foram feitos empréstimos a administradores e empresas do grupo Espírito Santo, às escondidas do Banco de Portugal, que já tinha proibido qualquer crédito. As conclusões já foram enviadas ao Ministério Público.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC