sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Sonangol recorre a três empresas do grupo para controlar antigo BESA

O Banco Económico angolano, que resultou do anterior Banco Espírito Santo Angola (BESA), é controlado maioritariamente, em 39,4 por cento do capital social, pela petrolífera estatal Sonangol, mas através de três diferentes empresas do grupo.

A informação consta de um documento do banco, consultado hoje pela Lusa, assumindo pela primeira vez, oficialmente, a nova estrutura acionista que resultou do aumento de capital e da entrada de novos acionistas no anterior BESA.

Em termos individuais, e de acordo com o documento, o grupo Lektron Capital SA - sociedade associado a investidores chineses - passou a deter, desde outubro passado, uma quota de 30,98% do capital social da instituição bancária, que na mesma assembleia de acionistas passou a denominar-se de Banco Económico.

Segue-se a Geni Novas Tecnologias SA, sociedade associada a investidores angolanos, com uma quota de 19,9%, enquanto o Novo Banco português, que ficou com parte dos ativos do antigo Banco Espírito Santo do BESA, detém uma participação de 9,72%.

Nesta estrutura, a petrolífera estatal surge com três participações individuais, casos da "empresa mãe", a Sonangol EP (16%), e das participadas Sonangol Vida SA (16%) e Sonangol Holding Lda (7,4%).

Conforme a Lusa noticiou a 04 de maio, o Estado angolano atribuiu "prestações suplementares" à petrolífera Sonangol, no valor de 100.528 milhões de kwanzas (740 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), para investimentos em dois bancos de origem portuguesa, casos do Millennium BCP e do antigo BESA.

"É um investimento de risco [no Banco Económico]. Por isso, sublinho, é um investimento de risco. Se a Sonangol perder dinheiro, perdeu dinheiro, porque é investimento de risco. Não há suporte público neste investimento", disse este mês o presidente do Conselho de Administração do grupo petrolífero, Francisco de Lemos José Maria.

Por sua vez, também admitiu na mesma ocasião que aquele grupo concedeu "empréstimos" às duas sociedades privadas que integram a estrutura acionista, para manterem as participações do novo Banco Económico.

"Não é a primeira vez que a Sonangol investe na banca e todos os investimentos produziram efeitos, resultados, no longo prazo", afirmou Francisco de Lemos.

Os valores desembolsados pelo Estado visaram "capitalizar a Sonangol EP com o objetivo do reforço do investimento financeiro no BCP e investimento no Banco Económico S.A. [que deu lugar ao anterior BESA]", lê-se no relatório e contas da empresa de 2014, a que a Lusa teve acesso.

No caso do ex-BESA, que após intervenção do Banco Nacional de Angola devido ao volume de crédito malparado e, que por decisão de 29 de outubro passou a Banco Económico, entrando a Sonangol como acionista de referência, a petrolífera identifica no relatório e contas uma verba de 16.848 milhões de kwanzas (124 milhões de euros).

Confrontado pelos jornalistas com este investimento, o administrador explicou que a Sonangol foi chamada a participar nesta operação "em defesa dos superiores interesses do Estado de Angola e em solidariedade institucional com as instituições congéneres".

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado colombiano, de 30 anos, já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015.

    Última Hora

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.