sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Acordo entre Novo Banco e 2000 emigrantes que exigem devolução das poupanças

O Novo Banco chegou a acordo com dois mil dos sete mil emigrantes que exigem a devolução das poupanças.

(Reuters/Arquivo)

O banco começou a apresentar uma solução comercial aos emigrantes há cerca de uma semana e aguarda a aprovação da maioria para avançar porque é preciso a assinatura dos clientes para poder anular os veículos financeiros onde o dinheiro está retido.

De acordo com a agêcia Lusa, a proposta comercial garante plo menos 60% do capital investido e prevê ainda a criação de um depósito a prazo para que os clientes possam recuperar plo menos 90% do que investiram.

Recorde-se que os lesados que vivem fora de Portugal investiram 720 milhões de euros em produtos financeiros do antigo GES.

A solução está ser negociada numa altura em que vários emigrantes vêm passar férias a portugal e já ameaçaram juntar-se aos protestos.

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.