sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Lesados do papel comercial escrevem carta a interessados no Novo Banco

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) escreveu hoje uma carta aberta aos interessados no Novo Banco sublinhando a "importância de uma solução" para aqueles que "depositaram a confiança e o seu dinheiro no ex-BES".

O texto, que a agência Lusa consultou, é endereçado aos grupos chineses Fosun e Anbang e ao fundo norte-americano Apollo, que têm sido referidos pela Comunicação Social como os selecionados para a fase final de propostas para a compra da instituição.

A associação de lesados frisa que, "ainda hoje, os clientes continuam à espera da devolução das respetivas poupanças", dizendo acreditar numa "solução justa" para o problema.

Os clientes pedem aos interessados no Novo Banco para não acreditarem na ideia de que os lesados se vão "cansar de lutar" e acrescentam: "Se vos disseram que os clientes do papel comercial não têm o direito a ser reembolsados pelo Novo Banco ou por quem o vier a comprar, não acreditem!".

O Novo Banco foi capitalizado com 4.900 milhões de euros por parte do Fundo de Resolução bancário: 3.900 milhões foram emprestados pelo Estado e o restante por vários bancos a operar em Portugal e por capitais do próprio Fundo de Resolução.

A entidade foi entretanto posta à venda, havendo atualmente três interessados que terão até sexta-feira para melhorar as suas propostas.

A "melhor" proposta, dizem os indignados do papel comercial, terá de fazer parte da solução e não continuar a perpetuar a mentira e o esbulho das poupanças dos clientes que acreditaram no sistema bancário".

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52