sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

"Banco mau" com "buraco" financeiro de 2,4 mil milhões de euros

O Banco Espírito Santo (BES), o 'banco mau', anunciou esta sexta-feira que tinha um 'buraco' financeiro de 2,4 mil milhões há um ano, após a resolução do Banco de Portugal a 3 de agosto de 2014.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição agora liderada por Luís Máximo dos Santos revelou o balanço do 'banco mau' a 4 de agosto do ano passado e a conclusão é que, entre o ativo e o passivo, existe um 'buraco' de 2.421 milhões de euros.

Na altura, o Banco de Portugal transferiu para o BES 'mau' um património avaliado em 193,4 milhões de euros, mas as suas responsabilidades, ou seja o passivo, era de 2.614 milhões de euros, o que dá um total de capital próprio negativo de 2.421 milhões de euros.

Na 'fotografia' tirada às contas do BES 'mau' a 4 de agosto de 2014, do passivo de 2,6 mil milhões de euros, cerca de mil milhões são provisões para fazer face "a determinadas contingências devidamente identificadas", como, por exemplo um montante de 667,6 milhões de euros "relacionados com dívida emitida pelo Grupo Espírito Santo e subscrita por clientes de retalho do BES". Ou seja, o montante que a Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) vêm reclamando junto do Novo Banco e do Banco de Portugal.

Aliás, esta questão já tinha sido levantada pelo presidente do BES 'mau' quando em fevereiro, na comissão de inquérito parlamentar do BES e GES disse que "a provisão não se evaporou" e que estaria registada nas contas do 'banco mau'.

Luís Máximo dos Santos adiantou, no entanto, que, "por muito extraordinariamente eficiente que fosse a administração do banco", não se antevia que pudesse "haver recursos suficientes porque, com os ativos que temos, o grau de recuperabilidade é baixo".

Nessas provisões também estão incluídos 271,9 milhões de euros para "determinadas obrigações para o BES, no âmbito da aquisição por parte de clientes venezuelanos de dívida emitida pelo Grupo Espírito Santo".

No passivo do banco está também o empréstimo de 834,6 milhões de dólares (760 milhões de euros) contraído pelo BES à Oak Finance, uma sociedade veículo do banco Goldman Sachs, e que não foi transferida para o Novo Banco por decisão do Banco de Portugal.

Ainda hoje os tribunais britânicos decidiram que a disputa entre o Novo Banco e o Goldman Sachs deve ser decidida no Reino Unido, sendo uma decisão que contraria as pretensões do Novo Banco que queria que o caso fosse julgado em Portugal, alegando que os tribunais portugueses são os mais competentes sobre o assunto.

O Goldman Sachs quer garantir que a dívida é paga pelo Novo Banco apesar de o Banco de Portugal ter decidido transferir a dívida para o BES, onde a probabilidade de reembolso é altamente remota.

O balanço indica também que o resultado líquido no dia 4 de agosto de 2014 era de um prejuízo de 8.947 milhões de euros.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.