sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Empresa de Jaime Antunes tenta travar venda do Novo Banco

A empresa Liminork, liderada por Jaime Antunes, interpôs na Justiça uma providência cautelar para travar a venda do Novo Banco, segundo o Expresso.

(SIC/ ARQUIVO)

O jornal diz que a providência cautelar foi colocada contra o Banco de Portugal e o Fundo de Resolução bancário, o 'dono' do Novo Banco, e que tem que ver com os 2,3 milhões de euros que a Liminork levantou de depósitos e aplicou em papel comercial Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo, em fevereiro de 2014.

A Lusa tentou contactar durante a tarde Jaime Antunes mas sem sucesso.

Ao Expresso, o empresário que é também presidente da Privado Clientes, a associação de clientes do Banco Privado Português (BPP), afirmou que foi colocada a ação na Justiça uma vez que considera que o Novo Banco é único ativo que pode garantir que os clientes que perderam dinheiro com a queda do Grupo Espírito Santo possam vir a receber o seu dinheiro.

Há cerca de um ano, a 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal, através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação, ficando os ativos e passivos de qualidade num 'banco bom', denominado Novo Banco, e os passivos e ativos tóxicos no BES, o 'banco mau' ('bad bank'), sem licença bancária.

O Novo Banco está em processo de venda, esperando-se desenvolvimentos em breve.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.