sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

BES Investimento passa a chamar-se Haitong Bank

O Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) vai passar a denominar-se Haitong Bank, informou hoje a empresa chinesa, no mesmo dia em que a operação de compra do banco de investimento ao Novo Banco ficou fechada.

© Hugo Correia / Reuters

O Haitong Bank informou, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que "foi determinado alterar a denominação social de 'Banco Espírito Santo de Investimento, S.A.' para 'Haitong Bank, S.A.'".

O Novo Banco concluiu hoje a venda da totalidade do capital da unidade de investimento à sociedade de Hong Kong por 379 milhões de euros, segundo um comunicado publicado no supervisor do mercado de capitais português.

Na sequência do comunicado de 8 de dezembro de 2014, o Novo Banco informou que "concluiu, na presente data, a venda à sociedade Haitong International Holdings Limited, sociedade constituída em Hong Kong, subsidiária integralmente detida pela Haitong Securities uma sociedade cujas ações se encontram admitidas à negociação na Shanghai Stock Exchange e na Stock Exchange of Hong Kong Limited), da totalidade do capital social do Banco Espírito Santo de Investimento S.A. (BESI), pelo preço de 379 milhões de Euros".

A venda do banco à empresa chinesa foi comunicada à CMVM a 04 de dezembro de 2014, tendo ficado o negócio dependente das necessárias aprovações, nomeadamente junto do Banco de Portugal, da Comissão Europeia, das autoridades da concorrência e de um conjunto de outras autoridades que exercem supervisão direta sobre a entidade compradora.

A 03 de agosto do ano passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição, que foi designado Novo Banco.

O BESI, aquando da resolução do BES, transitou para o Novo Banco.

Esta foi a primeira aquisição da Haitong fora da China -- a operação custou 379 milhões de euros - e é também considerada uma das maiores operações do género efetuadas nos últimos anos por empresas financeiras chinesas.

Conforme o acordo celebrado com o Novo Banco português, a compra foi feita através de uma subsidiária do grupo, a Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), criada em 2007 em Hong Kong para "realizar investimentos e desenvolver ações no estrangeiro".

No comunicado enviado à agência Lusa em Pequim, a Haitong descreveu o então BESI como um banco de investimento com "forte rentabilidade e alta eficiência operacional".

"A rede de distribuição e a base de clientes do BESI são boas", o que permitirá à Haitong "ganhar capacidade nos mercados maduros da Europa e nos mercados emergentes de América do Sul e África", destacavam.

Além das filiais em Londres, Madrid, Nova Iorque e Varsóvia, o BESI, cujo presidente é José Maria Ricciardi, tem sete subsidiárias fora de Portugal, duas das quais no Brasil e outras tantas no Reino Unido.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.