sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Emigrantes lesados do BES voltam a protestar em Paris

Em Paris, os emigrantes lesados do BES voltam a manifestar-se este sábado, para reclamar o reembolso das suas poupanças e apelar aos portugueses no estrangeiro para que "retirem todo o dinheiro dos bancos portugueses" no dia 1 de outubro.

"Retirem o dinheiro dos bancos portugueses no 1.º de outubro 2015 às 11H00" é uma das "palavras de ordem do protesto", de acordo com o comunicado do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES/Novo Banco. (Arquivo)

"Retirem o dinheiro dos bancos portugueses no 1.º de outubro 2015 às 11H00" é uma das "palavras de ordem do protesto", de acordo com o comunicado do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES/Novo Banco. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

"Retirem o dinheiro dos bancos portugueses no 1.º de outubro 2015 às 11H00" é uma das "palavras de ordem do protesto", de acordo com o comunicado do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES/Novo Banco (MEL), enviado à agência Lusa, depois do apelo semelhante publicado, na segunda-feira, no Facebook.

"Para alguns produtos, o Novo Banco fez uma proposta aos emigrantes lesados. A solução consiste na conversão de uma parte do capital inicial em Obrigações Sénior do Novo Banco sem liquidez no mercado e com maturidade entre 2046 e 2051. Inaceitável!", continua o comunicado.

Por outro lado, o documento avança que "os emigrantes lesados podiam aceitar a proposta até 18 de setembro mas muitos lesados não receberam a tempo o documento explicativo e simplificado, exigido pela CMVM ao Novo Banco", concluindo que "este dinheiro que os emigrantes (pedreiros, obreiros, senhoras de limpeza) colocaram no BES foi fruto de muito suor, sacrifícios e privações".

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28