sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Emigrantes lesados do BES voltam a protestar em Paris

Em Paris, os emigrantes lesados do BES voltam a manifestar-se este sábado, para reclamar o reembolso das suas poupanças e apelar aos portugueses no estrangeiro para que "retirem todo o dinheiro dos bancos portugueses" no dia 1 de outubro.

"Retirem o dinheiro dos bancos portugueses no 1.º de outubro 2015 às 11H00" é uma das "palavras de ordem do protesto", de acordo com o comunicado do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES/Novo Banco. (Arquivo)

"Retirem o dinheiro dos bancos portugueses no 1.º de outubro 2015 às 11H00" é uma das "palavras de ordem do protesto", de acordo com o comunicado do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES/Novo Banco. (Arquivo)

© Hugo Correia / Reuters

"Retirem o dinheiro dos bancos portugueses no 1.º de outubro 2015 às 11H00" é uma das "palavras de ordem do protesto", de acordo com o comunicado do Movimento dos Emigrantes Lesados do BES/Novo Banco (MEL), enviado à agência Lusa, depois do apelo semelhante publicado, na segunda-feira, no Facebook.

"Para alguns produtos, o Novo Banco fez uma proposta aos emigrantes lesados. A solução consiste na conversão de uma parte do capital inicial em Obrigações Sénior do Novo Banco sem liquidez no mercado e com maturidade entre 2046 e 2051. Inaceitável!", continua o comunicado.

Por outro lado, o documento avança que "os emigrantes lesados podiam aceitar a proposta até 18 de setembro mas muitos lesados não receberam a tempo o documento explicativo e simplificado, exigido pela CMVM ao Novo Banco", concluindo que "este dinheiro que os emigrantes (pedreiros, obreiros, senhoras de limpeza) colocaram no BES foi fruto de muito suor, sacrifícios e privações".

Lusa

  • Hugo Soares combinou reunião com Rio para "quando houver ocasião"
    0:33

    País

    O líder parlamentar do PSD garantiu hoje que vai falar com Rui Rio sobre a sua continuidade no cargo. Hugo Soares quebrou o silêncio sobre o assunto para dizer apenas que falou logo no sábado com o novo líder dos sociais-democratas, para o felicitar pela vitória.

  • Vizinhos chocados com casal que mantinha 13 filhos "presos em casa, acorrentados às camas"
    3:01

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e maus tratos a 13 filhos que mantinham acorrentados e em cativeiro. Depois do alerta de uma das filhas, que conseguiu fugir, a polícia encontrou um cenário de horror com crianças acorrentadas e desnutridas. Os vizinhos desconheciam a situação e estão alarmados com o caso. Alguns confessam até que desconheciam que naquela casa vivesse um casal com 13 filhos.