sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Constâncio diz que BCE não interferiu na decisão sobre obrigações do Novo Banco

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, afirmou hoje que a instituição não teve qualquer intervenção na decisão de passar obrigações seniores do Novo Banco para o 'banco mau' BES.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"Já comunicámos que o BCE não teve qualquer interferência na decisão sobre o Novo Banco", referiu Constâncio, em resposta a uma pergunta na conferência de imprensa realizada após a reunião de hoje do BCE.

Na semana passada, uma fonte oficial do BCE disse à Lusa que a decisão sobre o Novo Banco "foi tomada exclusivamente pelo Banco de Portugal de acordo com os seus poderes de autoridade de resolução nacional".

No passado dia 29 de dezembro, o Banco de Portugal decidiu passar para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores destinadas a investidores institucionais que, aquando da resolução de 03 de agosto de 2014, tinham ficado no Novo Banco, decisão que implica perdas para os detentores destas obrigações.

Analistas e intervenientes do setor financeiro têm vindo a dizer que esta decisão do Banco de Portugal poderá agravar o financiamento dos bancos portugueses nos mercados, uma vez que põe em causa a segurança dos investimentos.

No dia 29 de dezembro, quando já se sabia que se preparava uma recapitalização do Novo Banco com recurso aos obrigacionistas mas sem serem conhecidos exatamente os contornos, a Lusa questionou o BCE sobre isso, tendo então o banco central dito que estava a acompanhar a situação.

"Como supervisor, estamos a acompanhar os desenvolvimentos", referiu, na altura, fonte oficial.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Cristiano Ronaldo diz que gostaria de ser ator

    Desporto

    A carreira de ator não está de fora da lista de coisas que Cristiano Ronaldo pode fazer depois de se retirar do futebol. Esta foi apenas uma das muitas declarações do jogador português numa entrevista ao programa espanhol "El Chiringuito de Jugones", na qual falou ainda da possível entrada de Neymar no Real Madrid e da relação com o presidente do clube, Florentino Pérez.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.