sicnot

Perfil

Queda do BES

Queda do BES

Queda do BES

Constâncio diz que BCE não interferiu na decisão sobre obrigações do Novo Banco

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, afirmou hoje que a instituição não teve qualquer intervenção na decisão de passar obrigações seniores do Novo Banco para o 'banco mau' BES.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

"Já comunicámos que o BCE não teve qualquer interferência na decisão sobre o Novo Banco", referiu Constâncio, em resposta a uma pergunta na conferência de imprensa realizada após a reunião de hoje do BCE.

Na semana passada, uma fonte oficial do BCE disse à Lusa que a decisão sobre o Novo Banco "foi tomada exclusivamente pelo Banco de Portugal de acordo com os seus poderes de autoridade de resolução nacional".

No passado dia 29 de dezembro, o Banco de Portugal decidiu passar para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores destinadas a investidores institucionais que, aquando da resolução de 03 de agosto de 2014, tinham ficado no Novo Banco, decisão que implica perdas para os detentores destas obrigações.

Analistas e intervenientes do setor financeiro têm vindo a dizer que esta decisão do Banco de Portugal poderá agravar o financiamento dos bancos portugueses nos mercados, uma vez que põe em causa a segurança dos investimentos.

No dia 29 de dezembro, quando já se sabia que se preparava uma recapitalização do Novo Banco com recurso aos obrigacionistas mas sem serem conhecidos exatamente os contornos, a Lusa questionou o BCE sobre isso, tendo então o banco central dito que estava a acompanhar a situação.

"Como supervisor, estamos a acompanhar os desenvolvimentos", referiu, na altura, fonte oficial.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.